aprendizagem, programação, Jogos
O tema está relacionado à aprendizagem de programação de jogos por crianças e adolescentes especialmente em escolas públicas uma vez que essa prática já é comum em espaços privados. Alguns especialistas consideram que não saber programar pode ser considerado o “analfabetismo do futuro”. Alguns neurocientistas defendem que a programação é capaz de desenvolver a criatividade, o raciocínio lógico, a capacidade de resolver problemas, além de impactar no desempenho acadêmico de áreas relacionadas à matemática. A grande questão é, se essas crianças e adolescentes dominam e/ou entendem o mecanismo dessas ferramentas. Assim, o trabalho consiste em investigar a relação desse público com os jogos digitais e intervir de forma efetiva na criação de estratégias para potencializar os seus efeitos positivos. Com a pesquisa investigativa realizada numa turma com 35 alunos de sexto ano, constatou-se que 94 % das crianças possuem acesso a jogos digitais e apenas 6% dessa amostragem já criou seu próprio jogo. Diante desse cenário, o objetivo do projeto é incentivar a aprendizagem de programação de jogos. Para isso, foi realizado um tutorial para turma com dicas de sites e plataformas básicas e gratuitas. Dividiram-se os estudantes em pequenos grupos para criação dos jogos. Portanto, acredita-se que com a implementação desta ideia, possa haver projetos escolares voltados para essa demanda nas escolas públicas do município de Divinópolis. E consequentemente, contribuir para formação de profissionais mais preparados para o mercado de trabalho, para inovação e empreendedorismo permitindo que indivíduos desenvolvam novas ideias e produtos.