A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO

2024-313.juniorO presente estudo teve como principal objetivo investigar e discutir as contribuições da CAA na comunicação de crianças com TEA. Considerando que discutir sobre CAA é contribuir para o progresso educacional e a integração social de crianças com TEA.
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Salvador/BA
Centro Educacional Império do Saber
Ciências da Saúde
Pôster CientíficoRelatório

Palavras-chave

CAA, Crianças com TEA, TEA.

Resumo Científico

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é definido como um distúrbio do neurodesenvolvimento, onde o indivíduo pode apresentar dificuldades na interação social, hiperfocos, comportamentos repetitivos e danos na comunicação, o que em alguns casos são crianças não falantes. Tendo em vista o comprometimento da comunicação, assim como as dificuldades de interação social, profissionais clínicos e pedagógicos vêm utilizando algumas estratégias para auxiliar no desenvolvimento das crianças com TEA tanto na fala, quanto na interação social. Dentre as estratégias, uma que está se destacando é a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), que basicamente é conjunto de mecanismos que tem como objetivo promover de forma efetiva a comunicação com ou sem fala. Sendo assim, o estudo de que se trata, teve como principal objetivo investigar e discutir as contribuições da CAA na comunicação de crianças com TEA, partindo da perspectiva de profissionais da área e familiares. O método utilizado para coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Participaram da pesquisa duas mães de crianças com TEA, dois Assistentes terapêuticos (AT) e uma fonoaudióloga. Os profissionais e familiares entrevistados concordam que a CAA dá acessibilidade, autonomia e voz ao indivíduo possibilitando, portanto, que ele possa ser compreendido em seus sentimentos e vontades. A CAA é um conjunto de estratégia que não é utilizada somente com crianças com TEA, qualquer pessoa que têm necessidades complexas de comunicação pode fazer uso dessas estratégias, contudo é necessário adaptar a estratégia específica para cada indivíduo. Os entrevistados relatam que muitas vezes seus pacientes, filhos e aprendizes apresentavam comportamentos disruptivos por não serem compreendidos, e depois da utilização da CAA, todos afirmam o quanto é possível observar avanços muito significativos.