CRIANÇAS NO MUNDO DAS PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS: POSSIBILIDADES DE CONSUMO SUSTENTÁVEL

2024-312.juniorO projeto teve como objetivo principal investigar as concepções de crianças sobre as PANC, visando contribuir para discussão sobre alimentação sustentável. Tendo em vista o comportamento insustentável da sociedade contemporânea, é necessário que a humanidade busque medidas alternativas para diminuir os impactos que têm sido causados no meio ambiente. Partindo disso, surgem os estudos a respeito das PANC, por ter sido apontadas como medida alternativa e sustentável para a nutrição humana.
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SALVADOR/BA
Colégio Batista Encontro
Ciências Biológicas
Pôster CientíficoRelatório

Palavras-chave

Alimentação saudável, Alimentação sustentável, Crianças e PANC, PANC.

Resumo Científico

Nas últimas décadas iniciaram as primeiras discussões a respeito da alimentação saudável e sustentável, que basicamente é um tipo de alimentação que visa proteger a biodiversidade reduzindo os impactos ambientais, o que traz benefícios para a saúde. Posteriormente surge a utilização do termo PANC e intensifica os estudos a respeito do assunto. As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) são plantas que aparamente não são comestíveis e por isso não as encontramos comumente nos mercados, embora sejam facilmente encontradas nos quintais das casas e áreas de plantação, pois elas se desenvolvem sem muitas exigências, visto que são adaptáveis. As PANC também podem ser partes das plantas que geralmente não são consumidas, mas também apresentam grande valor nutricional. Naturalmente, as crianças são bastante curiosas e costumam compartilhar os conhecimentos produzidos nos diferentes espaços de socialização. Com base nisso, foi iniciado este estudo que teve como objetivo geral investigar as concepções de crianças sobre as PANC, visando contribuir para discussão sobre alimentação sustentável. A pesquisa está organizada em duas fases com sete etapas. Quatro etapas na primeira fase e três etapas na segunda fase. Nesta primeira fase foram realizadas as seguintes etapas: Levantamento bibliográfico, Elaboração e aplicação do questionário e Análise dos dados. Na segunda fase serão ministradas oficinas e o questionário. O questionário foi aplicado em duas turmas de 4º ano, totalizando 19 voluntários, entre 9 e 10 anos de idade. Quando perguntados sobre o conceito de PANC, nenhum estudante trouxe definições, apenas 7 sabem o que significa a sigla e destes, 3 trouxeram exemplos. Na questão com vários nomes de plantas, mais 5 estudantes sinalizaram conhecer exemplos de PANC. Apenas 1 estudante sinalizou benefícios das PANC. Diante deste cenário, é possível concluir que os voluntários apresentam concepções limitadas sobre as PANC.