Arco-íris; Disco de Newton; Óptica
Este trabalho surge a partir da observação do disco de Newton além de curiosidades sobre o processo físico e meteorológico do arco-íris. Pensando assim, o objetivo geral desta pesquisa é ir além de uma simples pesquisa sobre como surge o arco-íris, mas sim investigar possíveis aproximações entre o experimento do disco de Newton e o arco-íris. Assim, destacamos a seguinte questão de investigação: De quais maneiras o fenômeno do arco-íris pode ser explicado a partir de experimentos com disco de Newton. Nesse contexto, como projeto final desse estudo, além da construção do disco de Newton, propomos com este trabalho apresentar os resultados para alunos da educação infantil tendo como hipótese que a construção e visualização do disco de Newton pode contribuir no entendimento destes alunos sobre o fenômeno do arco-íris. Para o desenvolvimento metodológico propomos a divisão deste estudo em cinco partes: a) Pesquisa teórica sobre o fenômeno do arco-íris e o experimento do disco de Newton; b) Construção do disco de Newton; c) Construção da “reprodução” do arco-íris; d) Análise das possíveis conexões entre os experimentos; e) Aplicação da oficina experimental para turmas da educação infantil. Como resultado parcial deste estudo, realizamos os estudos teóricos sobre disco de Newton e o fenômeno do arco-íris, a construção do protótipo do disco de Newton elétrico. Após os testes com disco e análise dos resultados, iniciaremos a reprodução do fenômeno do arco-íris. Diante do cenário exposto e com o objetivo de investigar possíveis aproximações entre o experimento do disco de Newton e o arco-íris, entendemos que as etapas de desenvolvimento deste estudo serão fundamentais para compreender o estudo de óptica de uma forma mais simples sob a hipótese de que é possível introduzir o assunto nas séries iniciais. Por fim, entendemos que este trabalho pode contribuir para o desenvolvimento no aprendizado introdutório de óptica.