Ouvidoria estudantil como forma de protagonismo discente e implementação do ODS 4 no ambiente escolar

2024-2582.jovemO protagonismo estudantil, mais do que uma tendência, é uma necessidade da educação no século XXI, visando construir uma formação discente integral e orientada para a cidadania, fomentando a participação política. Por isso, este projeto visa colaborar com as metas do ODS 4, contribuindo para uma educação de qualidade a partir da implementação de uma ouvidoria estudantil e da elaboração de material didático de apoio para a Escola Estadual Geraldo Bittencourt, em Conselheiro Lafaiete, MG.
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Conselheiro Lafaiete/MG
Escola Estadual Geraldo Bittencourt
Ciências Humanas
Pôster CientíficoRelatório

Palavras-chave

voz dos estudantes, educação de qualidade, participação, educação cidadã.

Resumo Científico

O projeto de uma semana de conscientização que abordasse o desenvolvimento sustentável maneira interdisciplinar e transdisciplinar, na escola básica, surgiu ainda à época da pandemia da covid-19, no ano 2021, e foi realizado na Escola Estadual Geraldo Bittencourt, com o nome de Jornada GB do Meio Ambiente. Ainda no formato remoto foi grande a participação dos estudantes, através do canal da escola no YouTube. Isso motivou a continuidade do evento nos anos seguintes, sempre na primeira semana de junho, enfatizando a cada ano um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que constituem a Agenda 2030 ONU. A edição 2022 abordou o ODS 12 e a conscientização sobre o consumismo. No seguinte o tema foi “Estar bem para cuidar do seu ambiente”, em alusão ao ODS 3 e aos princípios da ecologia humana. Neste ano, novamente o ODS 12 foi escolhido, com o tema “Não há um planeta B” devido à necessidade de conscientizar a comunidade escolar sobre o desperdício e a geração de resíduos. O evento tem duração de uma semana, próximo ao Dia Mundial do Meio Ambiente e é coordenado por uma equipe multidisciplinar de professores, neste ano com a colaboração de um grupo de estudantes do Ensino Médio, que integram um núcleo de iniciação científica, cujo tema de pesquisa também é sobre os ODS. Aliás, tal núcleo pode ser apontado como um dos resultados do projeto a longo prazo, o qual tem conseguido bons resultados na conscientização da comunidade escolar sobre o ODS. Todos os anos são realizadas atividades como palestras, seminários, rodas de conversa, gincanas, caminhadas, passeios ciclísticos, blitz educativas e outras que buscam contribuir para a educação para a cidadania e a conscientização das pessoas dentro e fora da escola, formando agentes de transformação e propagação dos ideais da sustentabilidade junto à sociedade.