O papel da Musicoterapia na democratização do tratamento do TDAH para crianças de baixa renda

2024-2570.jovemProjeto de iniciação científica focado em dar visibilidade à musicoterapia como método terapêutico auxiliar para o tratamento de crianças diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), com enfoque nos pacientes advindos de famílias de baixa renda; de forma a democratizar o acesso ao tratamento adequado para abrandar os sintomas vivenciados pelos portadores do transtorno que encontram-se ainda em fase de desenvolvimento escolar.
Foto do usuário

Foto do usuário

Campo Grande/ms
Colégio Novaescola
Ciências da Saúde
Pôster CientíficoRelatório

Palavras-chave

Musicoterapia, Música, Tratamento, Terapia, TDAH, Crianças, Baixa renda, Democratização.

Resumo Científico

Este artigo científico tem foco na divulgação da musicoterapia - técnica que se baseia na utilização da música e de seus efeitos no cérebro humano para o tratamento de diversos transtornos psicológicos - como uma abordagem terapêutica complementar eficaz para abrandar os sintomas vivenciados no dia a dia por crianças diagnosticadas com o chamado Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), um transtorno neurobiológico caracterizado por sintomas como falta de atenção, dificuldade de concentração e ansiedade. Por meio deste trabalho, e com o auxílio de um perfil na plataforma Instagram, criado especificamente para a divulgação do projeto (@_musicoterapic), busca-se auxiliar na democratização do tratamento, tendo em vista a grande quantidade de pacientes portadores do transtorno que provêm de famílias de baixa renda. A partir da revisão histórica da musicoterapia e da compreensão do TDAH, destacam-se seus benefícios, como o desenvolvimento do foco e regulação emocional, bem como a redução da ansiedade e a melhora na concentração. Essa intervenção terapêutica apresenta-se como uma forma de tratamento em potencial para ser encontrada facilmente por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), se adequando às condições financeiras de cada paciente. A musicoterapia não é uma cura definitiva, mas parte de um plano abrangente, que deve atuar em conjunto a terapias comportamentais e psicoterapia. A partir da aplicação da metodologia Nordoff-Robbins de comunicabilidade musical, o projeto visa aprimorar a qualidade de vida de crianças com TDAH que não possuem recursos para a compra dos medicamentos comumente receitados, destacando a musicoterapia como parte essencial de uma abordagem integrada e humanizada, democratizando assim, o tratamento para o transtorno.