LIBRAS4Kids: apoiando o aprendizado de LIBRAS por meio de Machine Learning

2024-307.juniorUma estudante de 7 anos desenvolveu uma aplicação de Machine Learning com o PictoBlox para ajudar colegas ouvintes a aprenderem LIBRAS e facilitar a inclusão de um colega surdo. O projeto reconhece 22 sinais do alfabeto de LIBRAS, promovendo interação e comunicação na sala de aula. A iniciativa mostra o potencial das crianças em resolver problemas reais com tecnologia e inclusão social.
Foto do usuário

Foto do usuário

Rio de Janeiro/RJ
Centro Educacional da Lagoa (CEL)
Linguística, Letras e Artes
Pôster CientíficoRelatório

Palavras-chave

LIBRAS, Machine Learning, inclusão

Resumo Científico

Este trabalho apresenta uma aplicação de Machine Learning para apoio ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A aplicação foi desenvolvida por uma estudante de 7 anos utilizando a ferramenta PictoBlox. A iniciativa foi motivada pela presença de um colega surdo na sala de aula, o que despertou na jovem pesquisadora o desejo de criar uma solução que facilitasse o aprendizado de LIBRAS por seus colegas ouvintes, promovendo assim a inclusão. Com o apoio de seu professor orientador, a autora capturou imagens de sinais em LIBRAS correspondentes a 22 letras do alfabeto, usando a câmera do computador. Essas imagens foram classificadas e utilizadas para treinar um modelo de reconhecimento de sinais no PictoBlox, uma plataforma que combina programação visual com extensões para inteligência artificial. O modelo foi treinado para reconhecer as 22 classes de sinais, e, apesar de enfrentar desafios como variações na iluminação e ângulos, apresentou uma taxa de acerto satisfatória, reconhecendo corretamente a maioria dos sinais. O impacto na sala de aula foi significativo. A ferramenta desenvolvida ajudou as outras crianças a aprenderem o alfabeto em LIBRAS, facilitando a comunicação com o colega surdo e promovendo sua integração à turma. Este trabalho reforça o poder das ferramentas de programação visual em estimular a criatividade e o interesse por tecnologia em crianças, além de destacar a importância de projetos que unam tecnologia e inclusão social. O sucesso do projeto evidencia o potencial transformador da tecnologia na educação, especialmente quando aplicada de forma criativa e empática. Além disso, demonstra que, mesmo muito jovens, as crianças podem contribuir para a sociedade de maneira significativa, quando incentivadas a explorar e resolver problemas reais. A pesquisa sugere que futuras expansões do projeto poderiam incluir mais sinais ou até mesmo uma interface mais acessível, ampliando seu alcance e impacto.