Além das missões: a influência jesuíta na educação do Rio Grande do Sul

2024-2452.jovemO trabalho analisa a influência dos jesuítas  na educação do Rio Grande do Sul, e sua contribuição para a criação das primeiras escolas, identificando as metodologias que eram utilizadas por eles para o ensino e catequização, além do funcionamento dos colégios jesuítas atualmente. A pesquisa foi apresentada na Mostra Técnico Científica do IFRS campus Bento Gonçalves (MTC), ganhando destaque na área de ciências humanas, e na Mostra Cientifica do IFRS campus Osório (MOEXP)
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Bento Gonçalves/RS
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - campus Bento Gonçalves
Ciências Humanas
Pôster CientíficoRelatório

Palavras-chave

Jesuítas, educação

Resumo Científico

A educação constitui um dos principais meios de desenvolvimento do ser humano, abrangendo desde a alfabetização até o conhecimento de mundo. Diante disso, é válido buscar analisar a história da educação, podendo, dessa forma, compreender as razões sociais que contribuíram para a consolidação do sistema educacional atual. Nesse cenário, ao ser analisada, a história da educação Rio Grandense, revela diversos traços religiosos na sua consolidação. Um exemplo disso, são as primeiras instituições escolares formadas pelos jesuítas, as quais eram baseadas no Rattio studiorum, que era um sistema educacional vinculados aos preceitos religiosos cristãos. Tendo em vista tal contexto, a pesquisa teve como objetivo avaliar a influência dos jesuítas na educação no Rio Grande do Sul, analisar sua contribuição para a criação das primeiras instituições de ensino, identificar as metodologias que empregavam para ensino e catequese e examinar o funcionamento das escolas jesuítas atuais. Para atingir o objetivo proposto, inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica de artigos a respeito das ações realizadas por eles no Brasil, dando enfoque nas atividades realizadas na região Sul, buscando compreender a origem educacional do Estado. Além disso, foram lidas e analisadas as chamadas cartas jesuítas, nas quais os missionários mantinham contato com Portugal para informá-los sobre a situação do Brasil colônia. Por fim, foi realizada uma entrevista virtual com um dos professores de um Colégio jesuíta de Porto Alegre, com o objetivo de compreender como ocorre a educação jesuíta na contemporaneidade e quais aspectos ainda são carregados das primeiras instituições jesuíticas. Ao final da pesquisa, pode-se perceber que a Companhia de Jesus sempre demonstrou grande compromisso com o ensino das ciências e da humanidade, bem como a promoção dos valores cristãos e a formação integral do indivíduo. Princípios esses que perduram atualmente com diversas instituições ainda seguindo essa pedagogia