Negritude,identidade,narrativas e valorização
Diante do desafio de pensar formas de promover a valorização das mulheres da sociedade devido ao mundo de violências e agressões as figuras femininas, pensamos em criar um projeto de visibilidade feminina de modo a exaltar as representações das mulheres na vida dos estudantes e das estudantes de uma escola pública de uma área periférica do Barreiro. Sabemos da necessidade de propor espaços de discussão, reflexão e produção textual e artística dos (as) estudantes sobre vivências e narrativas perpassadas no cotidiano da periferia de Belo Horizonte, assim como é essencial abordar temas relevantes que promovam a igualdade de gênero e incentivem a conscientização sobre a diversidade e a importância da participação ativa das mulheres na sociedade mediante uma aprendizagem criativa e com metodologias ativas como defendidas por MORAM e BACICH (2018). Nesse sentido, o presente projeto Sonoridades tem como objetivo principal promover a visibilidade feminina nas últimas séries do ensino fundamental, com o intuito de combater estereótipos de gênero, empoderar meninas e proporcionar uma educação mais inclusiva e igualitária de acordo com as competências e as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (2018). A visibilidade feminina nas últimas séries do ensino essencial permite o empoderamento e o fortalecimento da autoestima das meninas. Ao apresentar exemplos mulheres de diferentes áreas, como ciência, tecnologia, esportes, artes e liderança política, as estudantes têm a oportunidade de se identificar com essas narrativas, acreditando em seu potencial e buscando realizar seus próprios sonhos e projetos de vida. Dessa forma, é essencial discutir e refletir sobre as expectativas impostas pela sociedade em relação às mulheres, os(as) estudantes são incentivados (as) a questionar e desafiar esses padrões, gerando uma visão mais inclusiva e igualitária.