Matemática Toda Hora: um estudo sobre as Artes Plásticas e o ensino-aprendizagem da matemática

2024-2384.jovemProjeto finalizado. Trata-se de um recorte do estudo “Projeto Matemática Toda Hora: um estudo em como as artes visuais favorecem o ensino e a aprendizagem da matemática”, desenvolvido pelo núcleo de pesquisa do Programa de Iniciação Científica na Educação Básica – ICEB, da Escola Estadual Odete Valadares – Extrema- MG. Nesse recorte tratamos apenas da arte visual relacionada com as artes plásticas. Como resposta a questão dos nossos estudos, afirmamos que matemática e artes plásticas é uma mistu
Foto do usuário

Foto do usuário

Extrema/MG
Escola Estadual Odete Valadares
Ciências Exatas e da Terra
Pôster CientíficoRelatório

Palavras-chave

conceitos geométricos, oficina

Resumo Científico

Artes Plásticas e o ensino-aprendizagem da matemática consiste em um dos tópicos sobre artes visuais estudado no programa de Iniciação Científica da Educação Básica de Minas Gerais – ICEB 023/24, intitulado “Matemática Toda Hora: um estudo em como as artes visuais favorecem o ensino e a aprendizagem da matemática”, vinculado à Escola Estadual Odete Valadares, em Extrema-MG. Diante da visível tendência artística apresentada por muitos discentes, a escolha de trabalhar com artes plásticas tem o intuito de mostrar que usando leitura, releitura, (re)criação e criação de obras a partir de conceitos ou de elementos matemáticos é possível revisar ou ensinar novos conteúdos da disciplina. Para confirmar a tese, foram feitas duas oficinas ministradas pelos participantes do programa de iniciação científica sobre conceitos geométricos para um grupo de alunos do 9º ano da E. M. Evandro Brito da Cunha, também de Extrema, cujas atividades partiram do papel em branco à criação de obras abstratas com etapas que direcionavam o tracejado bem específico de retas, ângulos, polígonos e circunferências, ao mesmo tempo em que permitiam a interpretação individual, o que resultou em obras de beleza singular. Após o término das criações, foram apresentados os artistas Kandinsky e Sacilotto, agregando conhecimentos sobre arte abstrata e Op Art. Além disso, mais uma atividade prática foi desenvolvida, apresentando de forma lúdica e artística as simetrias. Corroborando as ideias de Fainguelernt e Nunes (2015) tivemos a intenção de levar aos participantes da oficina de matemática e arte a emoção, a sensibilidade, a intuição, a imaginação e a criação interagindo com esses alunos na construção dos conceitos geométricos e nesse grupo confirmou-se a eficácia do processo ensino-aprendizagem e seus resultados foram observados nas atividades, discussões, relatos e formulários respondidos.