Trabalho e Adolescência: um olhar no Futuro Profissional dos Estudantes da E. E. Afonso Pena em Santa Bárbara/MG

2024-2367.jovemNas aulas de Pesquisa e Intervenção da Escola Estadual Afonso Pena (EEAP) em Santa Bárbara, MG, o tema trabalho na adolescência foi escolhido porque alguns alunos já têm experiências de trabalho informal. O objetivo do estudo foi compreender expectativas, experiências, remuneração e a importância dos estudos para os alunos da EEAP. Destaca-se a discrepância entre o baixo interesse geral pelos estudos e a consciência da necessidade de se dedicar aos estudos para um futuro profissional promissor.
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Santa Bárbara/MG
Escola Estadual Afonso Pena
Ciências Sociais Aplicadas
Pôster CientíficoRelatório

Palavras-chave

Trabalho, Adolescência, Educação.

Resumo Científico

Nas aulas de Pesquisa e Intervenção da Escola Estadual Afonso Pena (EEAP), em Santa Bárbara, Minas Gerais, o tema trabalho na adolescência foi escolhido devido ao interesse dos alunos em atividades laborais, com alguns já tendo experiências de trabalho informal. A pesquisa foi guiada pela questão: o que os alunos entendem sobre sua inserção no mercado de trabalho? A investigação incluiu o registro de todas as etapas em um diário de bordo, a criação de um questionário de múltipla escolha no Google Forms, respondido por 216 alunos do Ensino Médio de Tempo Integral (EMTI) com Termo de Assentimento Livre e Esclarecido, a análise de um artigo científico e uma entrevista com um funcionário da Associação Comercial e Empresarial de Santa Bárbara (ACISB). O estudo teve como objetivo compreender o interesse dos alunos da EEAP em relação ao trabalho, focando em expectativas, experiências, remuneração e a importância dos estudos. Os gráficos gerados mostraram que mais da metade dos alunos já teve alguma experiência de trabalho, cerca de um terço está interessado no Programa Jovem Aprendiz, e a maioria tem uma ideia clara sobre sua área profissional futura. Menos de 10% não considera os estudos importantes para a vida profissional. A renda seria utilizada de forma equivalente para despesas pessoais e investimentos futuros. Um ponto importante é a discrepância entre o baixo interesse geral pelos estudos e a consciência da necessidade de estudar para garantir um futuro profissional promissor. O estudo será apresentado em breve aos alunos do EMTI para compartilhar os resultados da pesquisa e incentivá-los a refletir sobre suas atitudes em relação à educação. Após a apresentação, os gráficos serão expostos em um mural da escola.