DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO DE PAPEL ATRAVÉS DAS FOLHAS SECAS DAS PLANTAS DO PEQUI E CAJÚ DO CERRADO

2024-2349.jovemAo promover o uso de recursos naturais locais para a extração de celulose, o estudo integra a sustentabilidade ao ambiente escolar, incentivando práticas ambientais conscientes e a valorização da biodiversidade do cerrado, como objetivo o desenvolvimento de um papel com folhas das plantas do cajú do cerrado (Anacardium humile) e do pequi (Caryocar brasiliense camb.) para incorporação do desenvolvimento de produtos sustentáveis dentro do ambiente escolar.
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Luziânia/GO
Colégio Estadual Osvaldo da Costa Meireles CEPI
Ciências Exatas e da Terra
Pôster CientíficoRelatório

Palavras-chave

Cerrado, reciclagem, meio ambiente

Resumo Científico

Este estudo propôs o desenvolvimento de papel sustentável a partir das folhas secas de duas plantas nativas do Cerrado brasileiro: o pequi (Caryocar brasiliense) e o caju-do-cerrado (Anacardium humile). O Cerrado é uma região de alta biodiversidade e o aproveitamento sustentável de suas plantas pode contribuir para a preservação ambiental e valorização local. O objetivo geral foi promover a sustentabilidade no ambiente escolar, através do desenvolvimento de papel a partir de folhas secas dessas plantas, incorporando-as à reciclagem de papel tradicional. Para o desenvolvimento do papel foi necessária a coleta de folhas secas, hidratação, extração de celulose com solução alcalina (NaOH) e tratamento químico com ácido acético e cloro para purificação. Posteriormente, a celulose foi adicionada a papéis usados, formando uma mistura que foi seca para a produção de novas folhas de papel reciclado. Os resultados indicaram que a celulose extraída das folhas de pequi e caju-do-cerrado apresentou um rendimento menor em comparação ao eucalipto, uma espécie amplamente utilizada pela indústria de papel, que possui um teor de celulose muito superior. No entanto, o estudo demonstrou que essas plantas podem ser exploradas em projetos de pequena escala voltados para a sustentabilidade, especialmente no contexto educacional. O estudo ressalta a importância de desenvolver produtos sustentáveis com recursos naturais locais, promovendo a conscientização sobre a biodiversidade e a conservação do Cerrado. O uso dessas plantas pode representar uma alternativa inovadora, apesar dos desafios, para iniciativas que busquem valorizar a flora nativa e incorporar práticas sustentáveis no cotidiano.