Matemática Toda Hora: um estudo sobre a História em Quadrinhos e ensino-aprendizagem da matemática

2024-2345.jovemProjeto finalizado. Trata-se de um recorte do estudo “Projeto Matemática Toda Hora: um estudo em como as artes visuais favorecem o ensino e a aprendizagem da matemática”, desenvolvido pelo núcleo de pesquisa do Programa de Iniciação Científica na Educação Básica – ICEB, da Escola Estadual Odete Valadares – Extrema- MG. Nesse recorte tratamos apenas da arte visual relacionada com as HQs.
Foto do usuário

Foto do usuário

Extrema /MG
Sandra Regina Leme Forster
Ciências Exatas e da Terra
Pôster CientíficoRelatório

Palavras-chave

imagem, produção

Resumo Científico

História em Quadrinhos e ensino-aprendizagem da matemática consiste em um dos tópicos sobre artes visuais estudado no programa de Iniciação Científica da Educação Básica de Minas Gerais – ICEB 023/24, intitulado “Matemática Toda Hora: um estudo em como as artes visuais favorecem o ensino e a aprendizagem da matemática”, vinculado à Escola Estadual Odete Valadares, em Extrema-MG. A importância da utilização do gênero história em quadrinhos se dá em virtude da possibilidade de trabalhar com imagem e texto, considerando a vasta construção de discursos, o que, metodologicamente, permite que o aprendiz desenvolva a habilidade de elaborar perguntas dentro do conteúdo abordado e respondê-las. Com o objetivo de verificar se a leitura, as imagens e a produção de HQs em matemática podem ser consideradas ferramentas de ensino-aprendizagem para os alunos do 9º ano do EF da E.M. Evandro Brito da Cunha e 1º ano do EM da E.E. Odete Valadares, uma oficina com três encontros foi organizada para que o grupo aprendesse técnicas de produção de HQs, estudasse o conteúdo e o transmitisse para os outros colegas. A partir das discussões realizadas durante as oficinas sobre interpretação de roteiros para criação de HQs, construção de roteiros a partir de imagens, leitura de quadrinhos de matemática e respostas a formulários sobre as oficinas, concluímos, de acordo com Vergueiro (2010, p. 20), que as HQs fomentam o uso da imaginação dos próprios leitores e o desenvolvimento do artista que pode existir em cada indivíduo, podendo criar histórias relacionadas aos temas trabalhados em sala de aula e transformá-las em quadrinhos. Finalizamos nossos estudos e pesquisa, analisando se houve aprendizagem da matemática a partir das atividades com HQs aplicadas na oficina aos alunos das duas escolas citadas e concluímos que esse recurso é muito eficaz, devendo ser aplicado com mais frequência nas atividades das aulas de matemática.