profissões, inteligências múltiplas, jogo sério, carreira
A indecisão quanto à escolha de carreira é uma das principais razões pelas quais os estudantes de uma escola pública federal buscam apoio psicológico, gerando ansiedade e prejudicando o desempenho acadêmico. Esse cenário foi confirmado por meio de diálogos com a psicóloga educacional da escola e uma pesquisa abrangente entre estudantes, especialmente dos terceiros anos dos cursos técnicos. Com o público-alvo definido como jovens entre 15 e 21 anos, que estão cursando ou concluíram o ensino médio, o presente estudo desenvolveu um jogo sério na modalidade aventura, baseado na teoria das inteligências múltiplas de Gardner, como uma solução atrativa para auxiliar esses estudantes. O objetivo foi criar uma ferramenta que ajude os jovens a identificar suas inteligências dominantes e, a partir delas, sugerir possíveis carreiras nas quais eles possam se destacar.O jogo conduz o estudante a responder a questões e situações durante o gameplay, ao final das quais ele é informado sobre suas inteligências mais evidentes, como linguística ou lógica-matemática. Com base nesses resultados, são sugeridas áreas profissionais relacionadas às inteligências predominantes. A validação do protótipo, realizada com um grupo focal de 8 estudantes de um curso técnico em informática, mostrou que a maioria dos participantes se identificou com os resultados, sendo especialmente bem recebida pelos alunos do terceiro ano. A psicóloga educacional que participou do processo de desenvolvimento também confirmou a eficácia da ferramenta.Os resultados indicam que o jogo sério tem potencial para ser uma ferramenta eficiente e lúdica na orientação de carreira, contribuindo positivamente para minimizar a ansiedade relacionada à escolha profissional. Assim, o estudo apresenta uma contribuição relevante para a área de orientação vocacional e para o uso de jogos educativos no contexto escolar.