Robótica educacional; Personalidades; Pernambucanas
A indústria 4.0 com novas tecnologias para as mais diversas áreas, como a impressora 3D é uma ferramenta utilizada nas diversas áreas, para reduzir erros e otimizar processos, a qual dispõe de muitos recursos e tecnologias. A impressão 3D na educação pode ser uma ferramenta poderosa para melhorar o aprendizado dos alunos, pois permite que eles visualizem e manipulem o que é ensinado, além de estimular a resolução de problemas e a adaptação à mudança com habilidades como análise, trabalho em equipe, liderança, comprometimento com resultados, além de estimular no processos de fabricação. O projeto teve com finalidade produzir algumas personalidades pernambucanas em modelagem de 3D. Foi realizada através de levantamento bibliográfico e estudo de coleta na escola. Dos dez nomes que mais foram citados, foram anotados, as imagens salvas em PNG. Foi utilizado o progarma Imagetost, com os seguintes ajustes: ferramenta em um modelo 3D, com opções de Extrusão extrudarão de imagem aplicado a um processo de mapa de altura à sua imagem com a base 3D sólida ao modelo 3D final. Ainda tem a unidade que essa configuração informa à ferramenta como dimensionar o modelo 3D final ao usar as configurações abaixo para largura, altura e profundidade, após conversão, possibilitou a visualização prévia da peça impressa. Em seguida, baixar e salvar a imagem convertida, foi aberto no FlashPrint que é um software de fatiamento usado para impressoras 3D DLP/LCD.Após a finalização das imagens, foram impressas em fios de PLA branco para garantir melhor visualização e detalhamento de cada personalidade. As primeiras peças, foram impressas com tamanho de 40cm, porém com o aumento proporcionou melhor delineamentos e possível aplicação de cores que estamos realizando para trabalhos futuros. Dessa forma, o projeto demonstrou uma contribuição para o acervo, da comunidade escolar e em seu em todo forma tecnológica produzidos pelos próprios alunos, com valorização do nosso Estado.