Cultura Afro-Indígena; Integração cultural; Educação física Escolar
A riqueza cultural do Brasil é composta por diversas influências, entre as quais as tradições africanas e indígenas ocupam um lugar de destaque. Estas culturas possuem um vasto repertório de jogos e brincadeiras que, além de promoverem diversão, carregam significados profundos e valores comunitários. O presente projeto busca integrar essas práticas tradicionais no ambiente escolar, proporcionando aos alunos uma experiência educativa que valoriza a diversidade cultural e fortalece a identidade coletiva apresentando o lado científico dentro das tradições dos povos Indígenas e Africanos. O projeto tem como principais objetivos preservar e divulgar jogos e brincadeiras tradicionais de matrizes africanas e indígenas, preenchendo lacunas destas práticas no currículo de Educação Física escolar, enriquecendo as aulas com atividades lúdicas e culturais sendo possível a elaboração e execução por parte das turmas de todas as modalidades. Além disso, visa promover a conscientização e o respeito pela diversidade cultural entre os alunos e desenvolver habilidades físicas, cognitivas e sociais através de jogos e brincadeiras tradicionais. A prática de jogos tradicionais ajuda a preservar e transmitir conhecimentos ancestrais, que são parte essencial da identidade cultural brasileira. Portanto, o projeto é justificado pela necessidade de integrar essa herança lúdica no ambiente educacional, promovendo um aprendizado significativo e inclusivo. A pesquisa será realizada em 03 etapas: Pesquisas bibliográficas acerca das culturas originárias a serem abordadas, elaboração de oficinas com a prática dos jogos e brincadeiras com objetivo de apresentar a temática para o público infantil da Escola Dilma Cecília e avaliar a eficiência destes materiais adaptados no ambiente Escolar, e por último a elaboração e produção de todo o material do manual ilustrativo para ser feita a divulgação na comunidade de Botafogo atingindo o Município de Itapissuma.