O primeiro Grande Prêmio de Pesquisa da escola (GPP-AG): a perspectiva dos(as) estudantes

2024-2303.jovemTrabalho realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Gamba, localizada no município de Osório-RS. Estudantes do 8º Ano criaram, em 2024, uma competição interna online de conhecimentos, denominada Grande Prêmio de Pesquisa da Escola Ângelo Gamba (GPP-AG). Após a realização da GPP-AG, em setembro de 2024, as estudantes pesquisadoras buscaram conhecer os impactos da competição na vida escolar dos(as) estudantes participantes.
Foto do usuário

Dayana da Rosa Santos

Brasil-RS

Foto do usuário

Yasmin Bueno Colombo

Brasil-RS

Foto do usuário

Dyenifer Ossoski dos Reis Valli Amigoni

Brasil-RS

Foto do usuário

Marcos Evaldt de Barros

Brasil-RS

Osório/RS
Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Gamba
Ciências Humanas
Pôster CientíficoRelatório

Palavras-chave

Pesquisa, escola, ciência

Resumo Científico

A presente pesquisa configura-se na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Gamba, localizada no município de Osório/RS, e teve como inspiração a Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). As pesquisadoras, do 8º Ano, participaram pela primeira vez, em 2024, da ONHB. O impacto da Olimpíada de História na vida escolar das pesquisadoras foi muito positivo, ocorrendo, então, o interesse na realização de uma olimpíada de conhecimentos a nível interno, abordando assuntos de variados componentes curriculares, somente para os estudantes da escola Ângelo Gamba. Nesse sentido, as 3 estudantes e o professor orientador, organizaram uma olimpíada de conhecimentos interna, que se materializou sob o nome de Grande Prêmio de Pesquisa da Ângelo Gamba (GPP-AG). A GPP-AG ocorreu em duas semanas, no mês de setembro de 2024, 1 semana para cada fase, de maneira online, através da plataforma Google Formulários. Os(as) estudantes de 6º ao 9º Ano puderam participar em duplas ou individualmente. A partir disso, o objetivo geral do presente estudo foi a busca pelo conhecimento dos impactos da GPP-AG na vida escolar dos(as) estudantes da Ângelo Gamba. Como processo metodológico, foi aplicado um questionário online para os(as) estudantes que participaram da competição, os(as) quais contribuíram significativamente na construção de reflexões sobre os impactos da GPP-AG na vida escolar. Construíram-se, também, reflexões a partir de leituras em artigos, teses e dissertações que abordam olimpíadas científicas. Como principais resultados, destacamos que os(as) estudantes têm enxergado de uma nova maneira a construção do conhecimento. Há, nas falas dos(as) estudantes, uma preocupação maior em procurar o aprendizado em variadas fontes. Por fim, enfatizamos o interesse da continuação da GPP-AG nos próximos anos, visto os impactos positivos na vida escolar dos(as) participantes.