ADAPTAÇÕES DIDÁTICO-METODOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PAULISTA PARA PCD: uma intervenção no Curso Técnico em Admini

2024-2279.jovemO projeto busca identificar as possíveis adaptações da Educação profissional Paulista para o estudante PCD.
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Limeira/SP
E.E Gustavo Peccinini
Ciências Sociais Aplicadas
Pôster CientíficoRelatório

Palavras-chave

PCD, Estudante, Administração, Educação Profissional Paulista

Resumo Científico

Nota-se que o Curso Técnico em Administração da Educação Profissional Paulista foi implementado em 2024, com muito sucesso, mas sem adaptações para o estudante PCD (pessoa com deficiência). O incentivo primordial, a motivação e a inquietação para o estudo dessa temática se fundamentam na necessidade de se criar adaptações para o aluno PCD, utilizando-se para isso softwares, aplicativos, plataformas digitais e recursos humanos, que possam o auxiliá-lo no processo de ensino-aprendizagem. Assim, o objetivo geral da pesquisa é identificar as principais adaptações necessárias no Curso Técnico em Administração da Educação Profissional Paulista para o aluno PCD. Os objetivos específicos são: (i) compreender as principais barreiras enfrentadas pelo estudante PCD no acesso e e manuseio do AVA do CMSP; (ii) propor melhorias nas estratégias de ensino para tornar o AVA mais acessível e inclusivo para os alunos PCD; (iii) identificar as possíveis adaptações didático-metodológicas para o curso; (iv) Analisar a legislação vigente e as políticas educacionais relacionadas à inclusão de PCD na Educação Profissional Paulista. A fundamentação teórica está pautada, principalmente, em Rodrigues e Rocha (2021), que tratam de plataformas adaptativas e Velho et al (2014), que discutem a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. A metodologia é qualitativa, baseada em Minayo (2007) e Flick (2004). Espera-se que os resultados possam proporcionar a aprendizagem significativa ao estudante PCD do Curso Técnico em Administração.