Conectando gerações: narrativas autobiográficas de quem não segue o plano

2024-800.maisO projeto Conectando Gerações foi realizado com estudantes do 9º ano, visando à desconstrução de estereótipos vinculados à escola e aos jovens da comunidade escolar. Por meio de pesquisas socioeconômicas e da análise de narrativas autobiográficas de ex-alunos que contrariaram as expectativas e os planos que a sociedade impõe à população periférica, o projeto promoveu um diálogo intergeracional, apresentando exemplos de trajetórias que inspiram os alunos a perseguirem seus sonhos.
Foto do usuário

Foto do usuário

Oliveira/MG
Escola Municipal Walfrido Silvino dos Mares Guia
Ciências Exatas e da Terra
Pôster CientíficoRelatório

Palavras-chave

Narrativas autobiográficas, escuta ativa, projeto de vida

Resumo Científico

O presente projeto surgiu a partir de uma provocação feita por um estudante do 9º ano, que afirmou diante dos colegas em sala de aula: "quem estuda na escola Walfrido não dá gente". Essa fala, que revela um estereótipo externamente imposto à Escola Municipal Walfrido Silvino dos Mares Guia, mostra a internalização desse estigma pelos próprios estudantes. Diante dessa situação, o projeto foi desenvolvido com o objetivo de investigar e documentar as trajetórias de ex-alunos da escola buscando inspirar e orientar os alunos atuais. A iniciativa visa evidenciar o papel transformador da educação, especialmente em comunidades onde o potencial da escola é frequentemente subestimado. Além disso, o projeto tem como objetivo valorizar as histórias dos ex-alunos, desconstruir estigmas e preconceitos associados à instituição, e fortalecer os laços entre a escola e a comunidade. A metodologia adotada envolve a realização de entrevistas autobiográficas com ex-estudantes, a coleta e análise de dados socioeconômicos dos ex-alunos e dos alunos atuais, análise quantitativa desses dados, além da análise qualitativa das narrativas coletadas. Por meio de rodas de conversa essas histórias são compartilhadas com os estudantes atuais, criando espaços de fala e escuta essenciais para o processo de aprendizado e reflexão. O espaço de fala e escuta entre ex-alunos e estudantes, especialmente com pessoas da mesma comunidade com quem os alunos convivem e esbarram no dia a dia, revelou-se crucial para o sucesso do projeto. Ouvir histórias de pessoas próximas, que enfrentaram desafios semelhantes e obtiveram sucesso, ampliou as perspectivas dos alunos sobre o mercado de trabalho e suas próprias possibilidades de realização pessoal, tornando essas narrativas ainda mais relevantes e inspiradoras.