INVESTIGANDO A GEOMETRIA ESPACIAL: CONSTRUINDO UM LIVRO INTERATIVO MEIO AO ENSINO INCLUSIVO

2024-2236.jovemO projeto consiste na criação de um livro tátil e interativo de Geometria Espacial, visando uma educação matemática inclusiva. Utilizando materiais como papelão, feltro e cordões, o livro apresenta representações táteis de figuras como cubos, pirâmides, cilindros e cones, permitindo a exploração de seus elementos através do toque. A abordagem interdisciplinar integra conceitos geométricos com educação inclusiva, sendo aplicada em sala de aula e avaliada por questionários.
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Uberlândia/MG
Gabarito educação
Ciências Exatas e da Terra
Pôster CientíficoRelatório

Palavras-chave

Geometria Espacial, Educação Inclusiva, Livro Tátil, Interdisciplinaridade, Formas geométricas

Resumo Científico

Este trabalho explora a relação entre a Geometria Espacial e a educação inclusiva, destacando sua importância no cotidiano e no desenvolvimento cognitivo dos alunos. Com o objetivo de integrar o estudo geométrico à inclusão educacional, foi criado um livro tátil e interativo ilustrando as formas geométricas espaciais e suas planificações. O projeto envolveu o desenvolvimento de representações táteis de figuras geométricas espaciais, como cubos, pirâmides, cilindros e cones, identificando-as, e observando seus elementos, como faces, arestas e vértices, que poderiam ser usadas como ferramentas no ensino de Geometria Espacial para alunos com dificuldades visuais e/ou cognitivas. A pesquisa qualitativa que embasou o projeto buscou compreender como as representações táteis e interativas poderiam enriquecer o ensino de Geometria Espacial, especialmente em contextos inclusivos. A análise do uso do livro nos permitiu desenvolver uma compreensão mais profunda da Geometria Espacial e da importância da educação inclusiva. O projeto também ressaltou a necessidade de que livros didáticos de Matemática incluíssem mais recursos táteis e interativos, para que os estudantes com diferentes necessidades pudessem se conectar com os conceitos geométricos e aprender sobre as formas tridimensionais de maneira mais efetiva. Os resultados esperados incluíam a valorização da educação inclusiva, o aprimoramento das habilidades geométricas dos alunos e a promoção de uma educação matemática mais acessível, ao mesmo tempo em que incentivamos o desenvolvimento de materiais didáticos adaptados essenciais para uma educação de qualidade para todos.