VII Olímpiada Itabirana de matemática

2024-788.maisA Olimpíada Itabirana de Matemática (OIM) é uma competição nacional que incentiva estudantes do ensino fundamental e médio a desenvolverem suas habilidades em Matemática, com o objetivo de identificar novos talentos e promover o aprendizado dessa disciplina. O projeto também inclui a etapa especial "Elas em Destaque", voltada para incentivar a participação feminina em competições científicas.
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Arinos/MG
IFNMG - Arinos
Ciências Exatas e da Terra
Pôster CientíficoRelatório

Palavras-chave

Olimpíada de Matemática, Ensino de Matemática

Resumo Científico

A Olimpíada Itabirana de Matemática (OIM) é uma iniciativa educacional com foco no aprimoramento do ensino de Matemática para estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas em todo o Brasil. Criada em Itabira/MG, a OIM evoluiu de uma competição regional para um evento de nível nacional. Inicialmente realizada de forma presencial, a olimpíada passou a ser parcialmente on-line em 2020 devido à pandemia, o que ampliou o acesso a estudantes de diferentes estados. O projeto é executado de forma interinstitucional, contando com o fomento do IFNMG, Campus Arinos, e UEMG - João Monlevade. Em 2024, a OIM chega à sua sétima edição, com o objetivo de fomentar o estudo da Matemática, promover o pensamento crítico e a resolução de problemas, além de descobrir novos talentos. A competição é composta por duas fases: uma etapa inicial de forma on-line com questões objetivas, e uma segunda presencial, aplicada pelas escolas inscritas, composta por questões discursivas. O projeto também inclui a etapa especial "Elas em Destaque", que incentiva a participação feminina, promovendo a igualdade de gênero nas ciências exatas. Os resultados obtidos pelos alunos foram de alto nível, sendo possível identificar diversos talentos na matemática regional e nacional. A organização se preocupou em equilibrar as premiações entre escolas públicas não seletivas, públicas seletivas e privadas, de modo a promover mais equidade entre essas categorias. A etapa “Elas em Destaque” estimulou a participação feminina na competição, 44,9% das inscrições foram do sexo feminino e, dentre os alunos classificados para segunda fase, 33% foram meninas. A sétima edição da OIM foi importante para consolidar a competição como referência para a revelação de talentos nacionais e regionais, visto que foi possível alcançar inscrições em quase todo o território nacional. Foram inscritas 367 escolas de 25 estados brasileiros mais o Distrito Federal, totalizando 13298 alunos inscritos.