Ensino de Ciências da Natureza, Experimentação, Prática docente
Considerando a complexidade do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e os desafios associados ao ensino de Química, acredita-se que a implementação de estratégias pedagógicas específicas e materiais didáticos adaptados pode melhorar significativamente o engajamento, compreensão e desempenho dos alunos com TDAH nessa disciplina. Investigar a viabilidade e eficácia de utilizar materiais recicláveis na fabricação de papel indicador de pH, visando sua aplicação como ferramenta educativa para alunos com Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) em atividades práticas de laboratório. Para iniciar o projeto, foram preparados extratos de substâncias indicadoras de pH utilizando repolho roxo, hibisco, açaí, casca de jabuticaba, casca de uva, palmeira juçara e amora. Cada material (100 g) foi processado com 1 L de água, filtrado e rotulado como "Extrato Puro" ou diluído (1:1) como "Extrato Para iniciar o projeto, foram preparados extratos de substâncias indicadoras de pH utilizando repolho roxo, hibisco, açaí, casca de jabuticaba, casca de uva, palmeira juçara e amora. Cada material (100 g) foi processado com 1 L de água, filtrado e rotulado como "Extrato Puro" ou diluído (1:1) como "Extrato Diluído". Papéis toalha usados no laboratório foram cortados, embebidos nos extratos por 24 horas, processados em um moinho de facas na proporção de 1/3 papel para 2/3 extrato, e deixados em repouso. A mistura foi prensada para fazer o papel indicador. A eficiência foi testada com reagentes ácidos, básicos e neutros, observando mudanças de cor. Foram coletadas quatro amostras de solo (terra vermelha, terra preta, cinza e areia), separadas e rotuladas. Utilizando 10 g de solo em funis com papel de filtro, 50 mL de extrato foi adicionado a cada amostra, sem agitar. Os resultados foram registrados fotograficamente. Criou-se um conjunto de papéis indicadores de pH a partir de materiais recicláveis, que mudam de cor conforme a acidez ou alcalinidade.