A IMPORTÂNCIA DA INTERGERACIONALIDADE: UM ESTUDO DE CASO COM JOVENS DA E.E. JOÃO LOURENÇO E IDOSOS EM AREADO – MG.

2024-2172.jovemO Núcleo de estudos sobre a relação Jovens e Idosos composto pelos alunos da Escola Estadual João Lourenço, pertencentes à Iniciação Científica na Educação Básica (ICEB) da cidade de Areado estado de Minas Gerais buscou, apoiados pela teoria da Intergeracionalidade formular métodos que embasassem à sua pesquisa, rompendo estereótipos e preconceitos ligados ao processo de envelhecimento.
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Areado/MG
Escola Estadual João Lourenço
Ciências Sociais Aplicadas
Pôster CientíficoRelatório

Palavras-chave

Intergeracionalidade, Identidade, Pesquisa.

Resumo Científico

Diante de um crescimento constante no que se refere à população idosa e sua presença na sociedade, aspectos diferentes podem ser refletidos, entre eles troca social entre jovens e idosos. Diante disso, a pesquisa está correlacionada sobre a necessidade da intergeracionalidade. Nesse sentido, quais seriam as principais estratégias possíveis para a aproximação vital entre essas gerações, dando destaque para os principais benefícios entre esses grupos? À vista disso, os alunos da Escola Estadual João Lourenço, integrantes do Núcleo de Estudos da Relação entre Jovens e Idosos (N.E.R.J.I), a partir da pesquisa desenvolvida no ICEB (Iniciação Científica na Educação Básica), visam apontar a viabilidade dessa relação. Para isso, foi utilizado o aporte teórico e metodológico da história oral, tendo na aplicação de entrevistas e questionários as principais estratégias de coletas de dados, que foram realizadas em duas instituições da melhor idade no município de Areado-MG. Outro eixo de análise foram as oficinas de culinária, identidade e valorização pessoal, tecnologia, dança, tal como poesias e música, que foram selecionadas a partir da identidade dos participantes e realizadas nas instituições da melhor idade do município. O objetivo principal das mesmas, é ser um suporte de compreensão da intergeracionalidade, pois as mesmas permitem uma coeducação. Além disso, as oficinas foram bases atinentes para a coleta de dados. Com tudo isso, foi possível demonstrar que a importância da intergeracionalidade pode ser acometida por diferentes formas, permitindo, assim, uma mudança de ótica para com a velhice.