História em quadrinhos, HQ, ciência.
O trabalho da história em quadrinhos, HQ com o tema de ciências foi realizado pelos alunos do 7° ano, da Escola Municipal do Bairro Morada da Serra, no município de Ibirité- MG. Os discentes após serem observados pela professora, que percebeu a facilidade deles em escrever e desenhar, propôs a criação de uma HQ. No qual eles seriam os autores e o tema deveria ser ciências. Os alunos já tinham realizado atividades baseadas em metodologia ativa e demonstraram bom desenvolvimento com elas. Com isso o aluno se sente no centro da atividade e a faz com mais entusiasmo, e pertencimento, passando a ser responsável pelo seu conhecimento, junto à professora. A HQ é um gênero textual de conhecimento das crianças que possuem um encantamento pelas histórias, além de ter sido estudado no ano anterior. Contudo o trabalho foi desenvolvido, após acordarem que a história em quadrinhos teria como enredo o conteúdo de ciências estudado no ano anterior, sexto ano, eles poderiam escolher qualquer tema e poderiam usar a criatividade e imaginação para criar e assim fizeram. Portanto as três turmas foram divididas em grupos e dessa forma as Histórias em Quadrinhos eram trabalhadas semanalmente. Alguns dos temas centrais foram as camadas da Terra, Células e seus desdobramentos. A intenção era que assim houvesse uma revisão continuada do conteúdo aprendido pelos alunos e ser mais um material de consulta para quando necessário. Dessa forma o objetivo é facilitar o entendimento da disciplina de ciências, através de histórias em quadrinhos. E a metodologia utilizada foi revisar o conteúdo, para ser trabalhado como enredo, a escolha do tema, desenvolver a história, desenhar, revisar para ser digitalizado. Até o momento o resultado foi o interesse da turma para com a HQ e envolvimento com a ciência e uma preocupação com a revisão do conteúdo. Assim se conclui que colocar o aluno no centro do processo de ensino e aprendizado e dar a ele autonomia tem funcionado e garantido o envolvimento dos mesmos