Educação Infantil, folclore, ecocidadania.
Na Educação Infantil é necessário que experiências formativas garantam a ampliação do repertório cultural das crianças, assim como a valorização das manifestações populares locais. Isto se dá a partir da articulação entre os saberes das crianças e os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico. (Brasil, 2010). Desta forma, observou-se em uma turma com 9 crianças de 1 ano em uma escola do município de Contagem-MG, o genuíno interesse pela imagem de um boi que apareceu para elas de forma não intencional. A partir disso foi possível elaboração uma sequência baseada principalmente nas manifestações folclóricas do Boi Bumbá, que teve por objetivo oportunizar experiências de aproximação com a figura do boi e com o debate da ecocidadania abordado pelo coletivo Boi Rosado Ambiental, existente no mesmo município. No decorrer do projeto, propostas de interações, brincadeiras e produções foram realizadas na escola e com as famílias. Através de recursos audiovisuais ocorreram momentos de contemplação, assim como o estímulo da linguagem oral, de expressão livre e de movimentos coordenados em coreografia. Utilizando instrumentos de percussão e instrumentos recicláveis, experimentos rítmicos foram realizados, tendo por referência o congado e o baião, ritmos fortemente presentes nos cortejos e nas rodas de Boi Bumbá. Produções artísticas também foram realizadas, utilizando diferentes técnicas para estímulo da autoria criativa. Ao término do projeto foi possível observarmos significativa ampliação no vocabulário das crianças, assim como apropriação de termos, identificação de personagens, maior capacidade criativa para expressões rítmicas, e total disponibilidade de interação com o personagem do Boi Bumbá, que inicialmente era evitado por muitas crianças. Observou-se maior sensibilização das famílias para os princípios da ecocidadania, e interesse permanente das crianças no que se relaciona a manipulação da terra.