Que amor de pintinhos!

2024-252.juniorO projeto foi desenvolvido com alunos da turma de Pré II, no contraturno escolar. A partir da história "Um amor de confusão", surgiu a ideia de ver o nascimento de pintinhos em sala de aula. Logo, para que isso acontecesse foi feita uma chocadeira artesanal.
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São Sebastião do Caí/RS
Escola Municipal Conceição
Ciências Biológicas
Pôster CientíficoRelatório

Palavras-chave

chocadeira, pinto, ovo

Resumo Científico

O presente trabalho, “Que amor de pintinhos!” foi desenvolvido na turma do Projeto 4, no Centro Integrado Campestre, contraturno da Escola Municipal Conceição. Iniciou a partir da história “Um amor de confusão” e da realização de uma atividade artística, um galinheiro. Os estudantes demonstraram grande curiosidade pelo assunto e questionaram se era possível criar pintinhos na sala de aula e acompanhar o desenvolvimento. Desta forma foi construída uma chocadeira artesanal, para testar essa possibilidade. Durante o estudo foram realizadas pesquisas, observações, visitas e vídeos explicativos. A visitação ao Galinheiro Campestre, com galinhas poedeiras e a propriedade particular para observação de pintinhos chocados de forma natural enriqueceram o trabalho. A conversa com o veterinário Adalberto Zeilmann Weissheimer, que falou sobre as partes internas do ovo, temperatura ideal e umidade da chocadeira foi fundamental para a compreensão do processo. Após a construção da chocadeira artesanal, pelo esposo da professora, foram colocados 17 ovos, sendo dois de codorna e 15 de galinha. Passados 21 dias, iniciou-se a eclosão dos ovos, dando origem a quatro pintinhos, sendo um com problemas na sua perninha que acabou morrendo. Embora tenha incluído desafios, com o nascimento de apenas quatro pintinhos, um com problema nas perninhas e a perda, essas experiências foram valiosas para o aprendizado das crianças envolvendo o ciclo de vida, a inclusão e os sentimentos mostraram o sucesso desta pesquisa e comprovam que é possível que ocorra o nascimento de pintinhos através de uma chocadeira, em sala de aula. Este trabalho ainda está em desenvolvimento e apresenta grande relevância, pois permitirá que os estudantes do Centro Integrado, criem um pequeno galinheiro, continuem acompanhando o desenvolvimento da ave até a fase madura e futuramente possam colher ovos e utilizá-los na alimentação escolar, beneficiando-se do valor nutricional do ovo, que é uma fonte de proteína.