Transtorno de Ansiedade Social, Transtornos na Escola, Diagnóstico TAS.
O Transtorno de Ansiedade Social (TAS) é o terceiro transtorno mental que mais afeta as pessoas atualmente e, apesar disso, não ouvimos falar muito sobre a doença. A doença, não tem uma causa específica e afeta pessoas de diversas faixas etárias, sendo um dos principais motivos do abandono escolar. O objetivo desse estudo é pesquisar a ocorrência e as consequências da ansiedade social no cotidiano escolar e identificar ações que possam garantir melhores condições para atender os alunos que apresentam TAS nos ambientes escolares. Inicialmente procedeu-se ao estudo bibliográfico sobre o tema; passou-se, posteriormente, à coleta de dados e sua análise; para isso foram elaborados três formulários, sendo um enviado para as escolas, outro para profissionais de saúde e o último para discentes. O transtorno de ansiedade social é uma doença que atinge todas as faixas etárias e, nas crianças e adolescentes, a maior incidência é no Ensino Médio, com cerca de 82 casos diagnosticados e 80 sem o diagnóstico, um número muito elevado. Ademais, todos os profissionais de saúde que responderam, já tiveram contato com casos de TAS, sendo que apenas 22,2% dos pacientes terminaram o tratamento, e do total de profissionais de educação, 81,8% tiveram contato com o transtorno. Além disso, em geral o transtorno, quando percebido pelos educadores ou, eventualmente por colegas, deve ocorrer o encaminhamento para um profissional especializado no tema. Muitos alunos do ensino médio apresentam pelo menos algum sintoma da doença, como preocupação frequente com o que os outros pensam sobre si (41,88%), sendo que do total de alunos, apenas 21,37% realizam acompanhamento psicológico devido à ansiedade. Com os resultados da pesquisa é possível estabelecer procedimentos para o atendimento de casos de TAS e melhorar as políticas públicas voltas para a educação inclusiva, além de aumentar a procura pelo atendimento de casos suspeitos.