TRANSTORNO DE ANSIEDADE SOCIAL NAS ESCOLAS: “ELABORAÇÃO DE MANUAL DE PRÁTICA ÀS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO”

2024-2076.jovemO transtorno de ansiedade social é a terceira doença mental que mais afeta as pessoas atualmente, essa doença afeta a vida das pessoas de diversas formas, sendo mais comum em alunos ensino médio. Apesar disso, não existem muitas informações. O objetivo desse estudo é pesquisar a ocorrência e as consequências da ansiedade social no cotidiano escolar e identificar ações que possam garantir melhores condições para atender os alunos que apresentam TAS nos ambientes escolares.
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União da Vitória/PR
ESCOLA UEPT DO SENAC
Ciências Sociais Aplicadas
Pôster CientíficoRelatório

Palavras-chave

Transtorno de Ansiedade Social, Transtornos na Escola, Diagnóstico TAS.

Resumo Científico

O Transtorno de Ansiedade Social (TAS) é o terceiro transtorno mental que mais afeta as pessoas atualmente e, apesar disso, não ouvimos falar muito sobre a doença. A doença, não tem uma causa específica e afeta pessoas de diversas faixas etárias, sendo um dos principais motivos do abandono escolar. O objetivo desse estudo é pesquisar a ocorrência e as consequências da ansiedade social no cotidiano escolar e identificar ações que possam garantir melhores condições para atender os alunos que apresentam TAS nos ambientes escolares. Inicialmente procedeu-se ao estudo bibliográfico sobre o tema; passou-se, posteriormente, à coleta de dados e sua análise; para isso foram elaborados três formulários, sendo um enviado para as escolas, outro para profissionais de saúde e o último para discentes. O transtorno de ansiedade social é uma doença que atinge todas as faixas etárias e, nas crianças e adolescentes, a maior incidência é no Ensino Médio, com cerca de 82 casos diagnosticados e 80 sem o diagnóstico, um número muito elevado. Ademais, todos os profissionais de saúde que responderam, já tiveram contato com casos de TAS, sendo que apenas 22,2% dos pacientes terminaram o tratamento, e do total de profissionais de educação, 81,8% tiveram contato com o transtorno. Além disso, em geral o transtorno, quando percebido pelos educadores ou, eventualmente por colegas, deve ocorrer o encaminhamento para um profissional especializado no tema. Muitos alunos do ensino médio apresentam pelo menos algum sintoma da doença, como preocupação frequente com o que os outros pensam sobre si (41,88%), sendo que do total de alunos, apenas 21,37% realizam acompanhamento psicológico devido à ansiedade. Com os resultados da pesquisa é possível estabelecer procedimentos para o atendimento de casos de TAS e melhorar as políticas públicas voltas para a educação inclusiva, além de aumentar a procura pelo atendimento de casos suspeitos.