Briga! Briga! A violência na escola na perspectiva dos estudantes

2024-765.maisPesquisa desenvolvida pelo Programa ICEB, com o objetivo identificar qual o sentido das brigas na escola para os adolescentes da cidade de Monte Azul- MG. A pesquisa de opinião revelou que os estudantes estão conscientizados sobre a violência, mas consideram válida a agressão em casos de autodefesa. Diante dessa realidade, foi proposta a criação de uma frente permanente de mediação de conflitos e combate ao bullying nas escolas, para promover a prevenção e enfrentamento de conflitos.
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Monte Azul/MG
Escola Estadual de Monte Azul
Ciências Humanas
Pôster CientíficoRelatório

Palavras-chave

Adolescência; violência na escola; educação

Resumo Científico

Este estudo foi desenvolvido pelo núcleo de pesquisa do Programa de Iniciação Científica na Educação Básica – ICEB, da Escola Estadual de Monte Azul- MG e teve como objetivo identificar qual o sentido das brigas observadas nas escolas para os adolescentes da cidade de Monte Azul- MG. O interesse pelo tema surgiu a partir da vivência dos pesquisadores no ambiente escolar, onde a reação dos alunos aos episódios de agressão verbal e física sugere que o ato de brigar na escola pode possuir significados que vão além da simples rivalidade entre os jovens, vinculando-se às necessidades próprias da adolescência, como a autoafirmação e a aceitação pelo grupo, somadas à ausência de um olhar crítico sobre os próprios atos, levando à naturalização da violência. Por essa razão, a pesquisa de opinião envolvendo adolescentes da comunidade foi o método para a coleta de dados da pesquisa. Os resultados obtidos indicaram que os estudantes estão conscientizados sobre a violência escolar, mas não sabem maneiras assertivas para o enfrentamento de conflitos com os colegas e consideram válido o enfrentamento físico e verbal em casos de provocação e , principalmente, de bullying. Diante dessa realidade, foi proposta pelo núcleo de pesquisa a criação de uma frente permanente de mediação de conflitos e combate ao bullying na escola, formada por professores, alunos e gestores, com o intuito de promover a prevenção e enfrentamento de conflitos antes que a briga aconteça.