Influencia do uso de jardim pedagógico na aprendizagem e interesse de botânica na educação básica: dados parciais

2024-2006.jovem🌱 Jardim pedagógico? Como assim? 🌿Que um jardim é bom e bonito todo mundo sabe, mas será que ele pode ser útil nas aulas? Para responder a esta pergunta um jardim pedagógico foi montado e questionários foram aplicados antes de visitas guiadas e serão aplicados ao final das visitas.A comparação servirá para nos mostrar a influência do jardim na aprendizagem e interesse por plantas. Vamos cultivar conhecimento e conectar nossos estudantes à natureza! 🌼 #Botânica #JardimPedagógico
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Guiricema/MG
Escola Estadual Prefeito Antônio Arruda
Ciências Biológicas
Pôster CientíficoRelatório

Palavras-chave

jardim didático, jardim escolar, botânica, ensino médio, ensino fundamental anos finais

Resumo Científico

A botânica, ramo essencial da biologia, é crucial para a manutenção da vida na Terra, uma vez que as plantas e algas produzem oxigênio e atuam em diversos ecossistemas. No entanto, o ensino de botânica enfrenta desafios significativos, como a má formação dos professores e o desinteresse dos alunos, frequentemente descrito como "cegueira botânica". Este estudo propõe a criação de um jardim pedagógico na E. E. Prefeito Antônio Arruda, com o objetivo de melhorar a aprendizagem em botânica por meio de experiências práticas e interativas. O projeto beneficiará especialmente alunos do 7º ano do ensino fundamental e do 2º ano do ensino médio, integrando atividades de ciências e biologia. Além de embelezar a escola, o jardim promoverá a iniciação científica e o protagonismo juvenil. A abordagem interdisciplinar será explorada, conectando conhecimentos de química, física, artes e paisagismo. A metodologia envolve pesquisa sobre jardins pedagógicos e planejamento cuidadoso sobre as espécies a serem plantadas, evitando aquelas que oferecem riscos. Visitas guiadas serão organizadas para maximizar a eficácia didática, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao currículo de Minas Gerais. Questionários serão aplicados para avaliar o conhecimento e o interesse dos alunos antes e depois das visitas. Os resultados preliminares de 427 questionários revelam deficiências no conhecimento botânico dos alunos, com uma taxa de erros superior a 50% em várias questões. Apesar do interesse reconhecido pelos alunos sobre o tema, o nível de engajamento ainda é considerado baixo. A expectativa é que o jardim pedagógico contribua para uma melhoria significativa na aprendizagem e no interesse pela botânica na comunidade escolar.