The Last: Um estudo de caso sobre iluminação e sonorização em um jogo utilizando o Unity3D

2024-2002.jovemO projeto "The Last" trata do desenvolvimento de um jogo de sobrevivência num cenário pós apocalíptico. Neste trabalho, são abordados temas como a iluminação dos cenários e a sonorização do jogo, focando em aspectos como qualidade, imersão e custo computacional, bem como os impactos das técnicas no desempenho do jogo.
Foto do usuário

Foto do usuário

Leopoldina/MG
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Ciências Exatas e da Terra
Pôster CientíficoRelatório

Palavras-chave

Unity 3D, Iluminação, Sonorização, Desenvolvimento de jogos

Resumo Científico

Desde o começo da era dos jogos digitais, dois fatores centrais no processo de desenvolvimento são a iluminação e a sonorização, já que não afetam apenas a jogabilidade, eles influenciam diretamente na imersão do jogador e, até mesmo, em como uma história é contada. A iluminação de ambientes vai além de tornar um cenário 3D visível para o jogador, ela é um direcionador, sendo uma grande ferramenta narrativa que constroi a atmosfera do jogo e molda a experiência que este proporciona. Combinada com os efeitos sonoros corretos, a iluminação cria uma experiência imersiva rica em detalhes, impactando positivamente a forma como o jogador interage com o ambiente. Contudo, o aumento na qualidade e no realismo da iluminação exige mais recursos computacionais, tornando o jogo um processo muitas vezes custoso, o que influencia negativamente na experiência dos jogadores. Este estudo de caso aborda o desenvolvimento de um sistema de iluminação e sonorização para o jogo intitulado "The Last", explorando as técnicas aplicadas para otimizar a performance sem sacrificar a qualidade audiovisual, detalhando as etapas de implementação de técnicas de renderização de luz, como iluminação dinâmica, global e indireta e reflexos, além de estratégias para melhor aplicação dos sons no jogo. Além disso, o trabalho destaca a importância de testes contínuos para avaliar o impacto das escolhas de design na jogabilidade, garantindo uma experiência imersiva e fluida. Os resultados obtidos demonstram que é possível criar ambientes imersivos e de alta qualidade tanto visualmente quanto sonoramente, mantendo a performance adequada, servindo como um guia para desenvolvedores que buscam um equilíbrio entre qualidade gráfica e desempenho.