Robótica Sustentável na Escola Abel Martins: Reutilizar, Produzir e Aprender

2024-1996.jovemO projeto "Robótica Sustentável na Escola Abel Martins: Reutilizar, Produzir e Aprender" une tecnologia e sustentabilidade, incentivando alunos a criar protótipos com materiais reciclados. Focado no protagonismo das alunas, o projeto promove inclusão, inovação e educação prática, desenvolvendo habilidades em ciência, programação e engenharia. A iniciativa destaca a importância da conscientização ambiental e da tecnologia na formação de jovens cidadãos criativos e críticos.
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Belém/PA
Escola Municipal Abel Martins e Silva
Engenharias
Pôster CientíficoRelatório

Palavras-chave

Robótica Sustentável, Cultura, Cultura Maker, Autonomia na Aprendizagem.

Resumo Científico

O projeto "Robótica Sustentável na Escola Abel Martins: Reutilizar, Produzir e Aprender" é uma iniciativa voltada para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental na Escola Abel Martins, situada na Ilha de Mosqueiro, Belém-PA. Com o objetivo de promover a consciência ambiental, cultura regional, a cultura maker e o trabalho em equipe, o Projeto utiliza a robótica sustentável como ferramenta pedagógica para desenvolver o pensamento crítico, a criatividade e o protagonismo estudantil. O projeto também visa à aplicação prática do raciocínio lógico na resolução de problemas reais da comunidade, incentivando os estudantes a criar e implementar protótipos que utilizem materiais recicláveis. A escolha da Escola Abel Martins para a implementação deste projeto está profundamente ligada à necessidade de contextualizar o aprendizado em relação ao ambiente local, promovendo uma educação que não apenas aborda os conteúdos acadêmicos tradicionais, mas que também integra a cultura e os desafios ambientais da região. O projeto também visa enfrentar as lacunas educacionais exacerbadas pela pandemia, oferecendo uma metodologia que combina a aprendizagem prática com a interdisciplinaridade, estimulando a autonomia dos estudantes e seu engajamento com o currículo. Os estudantes são desafiados a construir protótipos que incorporem princípios de sustentabilidade e eletrônica, enquanto aprendem a programar robôs para realizar movimentos básicos. A metodologia do projeto é dividida em quatro etapas: sensibilização e conscientização, desenvolvimento de protótipos sustentáveis, análise e avaliação dos protótipos, e apresentação e reflexão. Durante essas etapas, os estudantes desenvolvem habilidades técnicas, como automação e programação, e competências socioeducativas, como trabalho em equipe e resolução de conflitos.