ARBITS – Produção de um cimento sustentável a base de compostos naturais para aplicabilidade no desenvolvimento de telha

2024-1981.jovemO projeto ARBITS é composto por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II da Escola SESI DMA da cidade de Patos, estado da PB. Artur, Larissa e Maria Clara fazem parte da Equipe Hawkings do Laboratório de Iniciação Científica orientado pela bióloga Janaina Larice. O objetivo desta pesquisa é a produção de um cimento sustentável à base de compostos naturais, com a aplicabilidade no desenvolvimento de telhas sustentáveis como uma alternativa bioclimática na construção civil.
Foto do usuário

Foto do usuário

Patos/PB
Escola SESI DMA
Engenharias
Pôster CientíficoRelatório

Palavras-chave

Cimento sustentável, telhas ecológicas

Resumo Científico

A produção industrial de telhados concernentes ao cimento Portland é extremamente prejudicial ao meio ambiente, e está ligada às emissões globais de dióxido de carbono. As problemáticas acometidas por meio de seu desenvolvimento estão ligadas a aspectos ambientais, sociais e econômicos, já que estes não seguem os conceitos da arquitetura bioclimática. Este projeto visa a produção de um cimento sustentável à base de compostos naturais, com a aplicabilidade no desenvolvimento de telhas sustentáveis como uma alternativa bioclimática em meio a construção civil. Em relação a abordagem, o trabalho se classifica como qualitativa e de natureza aplicada, pois é dedicada à geração de conhecimento para solução de problemas específicos. Classifica-se em relação ao seu objetivo como explicativa e ao seu método como pesquisa experimental. O material natural é do tipo pulverulento, e o objetivo de sua utilização é substituir o clínquer portland presente nas composições das telhas cimentícias, obtidas por meio da queima de combustíveis fósseis. A seleção de materiais resultou após a realização de pesquisas em fontes bibliográficas e networkig com profissionais do setor da construção civil. Sendo assim, optou-se por utilizar compostos agregados em pó junto de uma substância ligante para que chegasse a uma consistência homogênea e moldável para prototipação das telhas. De acordo com os testes realizados, as telhas produzidas mostraram ser resistentes, com baixo índice de absorção de água e biodegradáveis em meio aquático. A importância deste projeto reside na sua capacidade de reduzir emissões de CO2, utilizar recursos naturais renováveis, gerir resíduos de maneira eficiente e melhorar a eficiência energética das construções. Assim, inovando no mercado da construção civil.