Uma análise socioeconômica da qualidade do sono dos estudantes do IFRJ-RJ

2024-1975.jovem O sono desempenha funções importantes para os indivíduos no geral, porém, devido ao seu papel na retenção de memória e aprendizagem, este trabalho é focado nos estudantes. O projeto tem como objetivo analisar os impactos que a situação socioeconômica possui sobre a qualidade do sono dos alunos do IFRJ/RJ. Também, presenta uma vertente extensionista com a produção de conteúdo online para divulgação da ciência do sono através do perfil @Cronobiologia.IFRJ, e realização de eventos presenciais.
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Rio de Janeiro/RJ
Instituto Federal do Rio De Janeiro
Ciências da Saúde
Pôster CientíficoRelatório

Palavras-chave

sono, socioeconômico, estudante, ifrj

Resumo Científico

O sono desempenha funções importantes para os indivíduos no geral, porém, devido ao seu papel na retenção de memória e aprendizagem, este trabalho é focado nos estudantes do IFRJ/RJ. A pesquisa tem como objetivo analisar os impactos socioeconômicos na qualidade do sono dos alunos do Instituto. Também apresenta uma vertente extensionista com a produção de conteúdo online para divulgação da ciência do sono através do perfil @Cronobiologia.IFRJ. Após aprovação do CEP (CAAEE: 59746522.2.0000.5268), os voluntários assinaram o TCLE, e responderam aos questionário: (i) socioeconômico, (ii) índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI), e à (iii) Escala de Sonolência de Epworth (ESSE-BR). As análises sociais foram realizadas segundo a organização do Critério Brasil, e os testes estatísticos utilizados foram o Kruskal Wallis, Mann Whitney , e o Tau-B de Kendall com um Bootstrap de 1000 amostras e 95% de confiança pelo programa SPSS. Nossos dados mostram que conforme a cor da pele fica mais escura, existe uma chance de 26,3% de um pior subscore de eficiência do sono no PSQI, enquanto mulheres apresentam uma chance de 33,9% de um pior subscore de distúrbios do sono no PSQI quando comparado aos homens. Ademais foi visto que uma renda menor está correlacionada com chance de 26% de pior subscore de distúrbios do sono, 43% de pior subscore de disfunção diurna e 22,6% de um pior escore final do PSQI, além de chance de 30,8% de um pior escore final da ESE. Concluímos que o cenário socioeconômico do aluno de Ciências Biológicas impacta na qualidade do sono dele. Logo, é necessário sensibilizar a Instituição, para que a mesma possa proporcionar rede de apoio a estes estudantes para promover uma melhor qualidade de vida estudantil. Assim, as ações de extensão promovidas pelo nosso projeto têm sido relevantes para conscientização dos alunos acerca da importância do sono e sua higiene para seu desempenho acadêmico.