Abandono e evasão escolar em Campo Grande, MS: Como a desigualdade sociocultural contribui e meios de mitigar o problema

2024-1964.jovemO projeto investiga o abandono e a evasão escolar em Campo Grande,MS,focando nas escolas estaduais. Dessa forma, analisa-se como desigualdades socioculturais e econômicas influenciam esses problemas e propõe estratégias para mitigá-los. A pesquisa envolveu revisão bibliográfica,entrevistas e coleta de dados. O objetivo é promover inclusão,reduzir desigualdades e reforçar programas educacionais,como o Passe Estudantil,visando melhorar a permanência escolar e a mobilidade social.
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Campo Grande/ms
Colégio Novaescola
Ciências Humanas
Pôster CientíficoRelatório

Palavras-chave

Educação, Abandono Escolar, Evasão Escolar, Inclusão, Desigualdade.

Resumo Científico

O abandono e a evasão escolar são desafios críticos na educação básica brasileira, especialmente em escolas públicas.Dados do IBGE de 2023 mostram que 41,7% dos jovens entre 14 e 29 anos abandonaram ou nunca frequentaram a escola devido à necessidade de trabalho. Além disso,9 milhões de jovens não completaram o ensino médio,sendo 71,6% deles pretos ou pardos,refletindo desigualdade racial e étnica que agrava o problema. Programas como Pé-de-Meia, que oferecem incentivo financeiro,são mencionados como soluções viáveis. Este estudo analisa os fatores que contribuem para esses fenômenos em Campo Grande/MS, destacando as influências socioeconômicas e socioculturais. A importância da escola na formação dos jovens é enfatizada,assim como obstáculos como a necessidade de trabalhar e a falta de incentivo familiar,que são causas principais da evasão. O projeto tem como objetivo geral compreender os impactos e causas da evasão nas escolas estaduais da cidade, buscando conscientizar a população e o governo. A metodologia inclui pesquisa bibliográfica,entrevistas com alunos e professores,e coleta de dados em escolas, visando comparar áreas centrais e periféricas. Os resultados obtidos apontaram os principais motivos da evasão escolar na cidade: a dificuldade de mobilidade urbana,problemas financeiros e desinteresse pelos conteúdos. Além disso,foram mostrados sinais de alerta para o abandono,que incluem sono excessivo durante as aulas,excesso de faltas e desinteresse vindo do aluno. Para minimizar essa evasão, algumas ações se mostraram essenciais: simplificar a burocracia da busca ativa,otimizar o funcionamento do conselho tutelar e implementar intervenções como a redução da carga horária. Tendo isso em vista,é igualmente importante aumentar os investimentos em transporte e auxílios,diversificar o currículo com temas dinâmicos,flexibilizar os critérios para acesso a auxílios e construir novas escolas.