Sementes, a mágica transformação

2024-231.juniorO projeto iniciou no parquinho. As crianças brincavam quando a merendeira trouxe laranjas para elas comerem. Alguns alunos começaram a enterrar as sementes dizendo que novas árvores iriam nascer. Então, comentários e perguntas surgiram, entre elas uma se destacou, pois muitos queriam saber “Será que todas as frutas nascem de sementes? Para responder essa questão atividades sobre sementes e frutas começaram a surgir. E assim, inspirados no poder da germinação da semente iniciamos nossa pesquisa.
Foto do usuário

Foto do usuário

São Sebastião do Caí/RS
Escola Municipal Conceição
Ciências Exatas e da Terra
Pôster CientíficoRelatório

Palavras-chave

Sementes, germinação

Resumo Científico

Este trabalho que tem como título Sementes: a mágica transformação , teve início no mês de abril do corrente ano. Ele foi desenvolvido na turma de pré escola, turma A da Educação Infantil da Escola Municipal Conceição, situada no município de São Sebastião do Caí, Rio Grande do Sul. O tema escolhido foi semente, um elemento tão importante para a manutenção da vida humana e animal. O projeto de pesquisa partiu do dia que os alunos comeram laranjas no parquinho e começaram a plantar as sementes com o intuito de nascerem novas árvores. Resolvemos pesquisar se todas as frutas, do cotidiano dos alunos, nasciam de sementes. Então, comentários e perguntas surgiram, entre elas uma se destacou, pois muitos queriam saber “Será que todas as frutas nascem de sementes? Para responder essa questão atividades sobre sementes e frutas começaram a surgir. E assim, inspirados no poder da germinação da semente iniciamos nossa pesquisa a fim de colhermos inúmeras descobertas.Logo, observações, experiências e pesquisas foram proporcionadas aos alunos. Puderam aprofundar seus conhecimentos sobre as partes das sementes, germinação, cuidados, dispersão e propagação. A partir do projeto, os alunos conheceram um pouco mais sobre as sementes, se todas as frutas se originam a partir delas e o quanto são importantes para a natureza. Durante esse período os alunos demonstraram interesse observando as sementes trazidas de casa e as que foram coletadas na escola durante as refeições, ficaram empolgados nas experiências aguardando a germinação que muitas vezes não deram certo, como por exemplo a dos morangos, assistiram com muito entusiasmo os vídeos, ouviam com atenção as histórias e sempre realizavam as atividades propostas com empenho e dedicação.