Aquecimento global, Emergência climática, Geração restauração
No início de 2024, os alunos da turma 153 passaram por situações de extremo calor e a sala de aula não tinha climatização adequada. Além do calor, no mês de maio o estado do RS enfrentou chuvas intensas, que causaram uma catástrofe climática. Esta polêmica despertou o interesse dos alunos e definiram o problema: Como as mudanças climáticas afetam a vida escolar dos alunos da EMEF Bernardo Lemke e quais as soluções possíveis? O objetivo geral: Incentivar a comunidade escolar Bernardo Lemke a ter uma atitude positiva diante da emergência climática que estamos vivendo, repensando seus hábitos e promovendo a sustentabilidade em seu amplo sentido. Temática: emergência climática. Justificativa: compreensão de como as mudanças climáticas afetam a vida escolar dos alunos, tornando-se cientes das consequências das ações humanas em relação ao planeta Terra e o que é possível ser feito. O lema desse ano do dia mundial do meio ambiente serviu de inspiração para escolha do título do projeto. A metodologia é a qualitativa: pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação. As atividades realizadas: entrevistas com o chefe dos bombeiros, com o Secretário de Planejamento e o biólogo; saída de estudos ao centro ambiental; pesquisas; debates; elaboração e distribuição do logo do projeto; cartazes; vídeos de alerta; apresentação em feiras; plantio de mudas de árvores nativas; página em uma rede social para divulgação. O resultado de cada atividade foi registrado no caderno de campo e na pasta de anexos. Com a realização do projeto, os alunos compreenderam que os mais vulneráveis, as crianças e adolescentes têm seus direitos básicos colocados em risco com a emergência climática. Isso os motivou ainda mais em alertar a população sobre a importância da modificação de seus hábitos, contribuindo assim, na preservação do planeta. Reconhecendo-se como a Geração Restauração e agentes de divulgação sobre a importância da preservação do planeta Terra para termos um futuro promissor.