DINOCONQUIST: um desafio pré-histórico

2024-218.junior O projeto DinoConquist: Um Desafio Pré-Histórico foi desenvolvido como uma ferramenta pedagógica para ensinar conceitos sobre dinossauros e períodos pré-históricos. Utilizando um jogo de tabuleiro, a proposta alia aprendizado e diversão, incentivando os alunos a explorar conteúdos científicos de forma interativa e lúdica. Com componentes como cartas de perguntas e territórios, além de dados que adicionam elementos de sorte e estratégia, o jogo visa estimular o raciocínio lógico.
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Canindé de São Francisco/SE
COLÉGIO ÁGAPE
Ciências Exatas e da Terra
Pôster CientíficoRelatório

Palavras-chave

dinossauro, jogo de tabuleiro, lúdico.

Resumo Científico

Os dinossauros foram um grupo diversificado de répteis que dominaram a Terra por cerca de 160 milhões de anos, durante as eras Mesozoica. Eles variavam amplamente em tamanho, desde os pequenos e ágeis caçadores até os gigantes herbívoros. Os dinossauros desempenharam papéis cruciais nos ecossistemas de seu tempo, e seu desaparecimento, ocorrido há aproximadamente 66 milhões de anos, abriu caminho para a ascensão dos mamíferos e, eventualmente, dos seres humanos. O estudo dos dinossauros não só nos revela detalhes fascinantes sobre a vida no passado, mas também nos ajuda a entender os processos evolutivos que moldaram o mundo moderno, além disso, muitas crianças atualmente gostam de estudar e aprender sobre os dinossauros. Nesse contexto, surge a questão orientadora do projeto: "Como transmitir de maneira lúdica, por meio de jogos, o conhecimento sobre os dinossauros para as crianças?". Assim, um aluno do 4º ano do Colégio Ágape decidiu desenvolver um jogo de tabuleiro com o intuito de auxiliar as crianças a estudar e compreender sobre os dinossauros. Inicialmente, o projeto envolveu pesquisas sobre a história e as características dessas espécies de répteis, além de explorar métodos de aprendizado através de jogos. Atualmente, o projeto encontra-se na fase de construção, com o plano futuro de levar o protótipo do jogo para a sala de aula, a fim de avaliar como as crianças compreendem o conteúdo sobre dinossauros e, dessa forma, verificar a funcionalidade do jogo. Posteriormente, pretende-se utilizar o jogo como um recurso didático nas aulas de história e ciências.