Horta Agroecológica Escolar: Análise do Solo e Crescimento de Hortaliças em Substratos Sustentáveis

2024-1856.jovemEste projeto promove sustentabilidade e educação ambiental por meio da revitalização de uma estufa escolar, onde alunos participam do cultivo de hortaliças utilizando práticas agroecológicas. A iniciativa inclui a análise nutricional do solo e a experimentação com substratos sustentáveis visando melhorar a fertilidade do solo e a produtividade das plantas. O projeto integra teoria e prática, estimulando hábitos saudáveis e práticas sustentáveis.
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Frutal/MG
Universidade do Estado de Minas Gerais
Ciências Agrárias
Pôster CientíficoRelatório

Palavras-chave

sustentabilidade, educação ambiental, análise de solo, agroecologia

Resumo Científico

A implementação de uma horta agroecológica em escolas promove a conscientização ambiental, educação alimentar e sustentabilidade. Este projeto, realizado na E. E. Vicente Macedo em Frutal-MG, visou a revitalização da estufa da escola, a avaliação do solo da horta, proporcionando aos alunos aprendizado prático no cultivo de alimentos e avaliando a eficiência de diferentes substratos no crescimento de hortaliças. A atividade integra teoria e prática, estimulando hábitos saudáveis e o entendimento de práticas agroecológicas desde a educação básica. Inicialmente, foi realizada a escolha de espécies adaptadas ao clima local e a realização de uma análise criteriosa do solo. O projeto iniciou-se com a revitalização da estufa e a construção de novos canteiros. Em seguida, realizou-se a coleta de amostras de solo, que foram secas, peneiradas e preparadas para análise. Utilizando metodologias da EMBRAPA, as amostras foram analisadas por espectrofotometria de absorção atômica e fotometria de chama. Os resultados revelaram um solo levemente ácido (pH 5,4) e arenoso, com baixo teor de fósforo (5,37 mg/dm³), potássio moderado (1,13 mmol/dm³), e níveis adequados de cálcio (10,50 mmol/dm³) e magnésio (4,58 mmol/dm³). O alumínio foi encontrado em baixa quantidade (1,00 mmol/dm³), enquanto a soma de bases (16,21 mmol/dm³) indicou uma capacidade de troca catiônica moderada (50,21 mmol/dm³). A saturação por bases foi de 32,29%, e por alumínio, baixa (5,81%). Com base nos resultados, identificou-se a necessidade de corrigir a acidez e melhorar a fertilidade do solo. Dessa forma, foram sugeridos três tipos de substratos para os canteiros: um com adição de calcário para combater a acidez, outro com torta de mamona, rica em nutrientes, e um terceiro com esterco bovino orgânico e o fungo Trichoderma.