Compostagem Escolar; Sustentabilidade; Educação Ambiental;
Resumo: A produção do lixo é um grande problema ambiental, social e econômico. Afeta o meio ambiente, a saúde das pessoas e a economia de uma região. Entender o ciclo da matéria, oportunizar meios para que a decomposição possa contribuir para a redução do lixo, é de extrema importância para a vida humana e para o meio ambiente. Sendo a escola um espaço de desenvolvimento e definição de importantes habilidades, torna-se importante a inclusão de uma conscientização ambiental, reforçada por hábitos familiares sustentáveis. Dessa forma, a proposta dessa pesquisa é a realização de um trabalho interdisciplinar, de forma a propor soluções do reuso do lixo orgânico proveniente de vegetais oriundos do processamento dos alimentos das refeições dos alunos, na construção e acompanhamento de uma composteira que melhor atenda às necessidades da escola. Com base nestas observações, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e escolhido o sistema de compostagem de aeração por leiras, comparando a eficácia de dois tipos de matéria seca: palha de café e serragem. Os alunos fizeram duas leiras com medida de 1 (um) m². Foi adicionada palha de café em uma e serragem na outra. Em dias alternados, os resíduos orgânicos da escola eram colocados na mesma quantidade em cada composteira, respeitando a proporção de 2 medidas de matéria seca para 1 medida de matéria orgânica úmida. Após este passo, foi feito o acompanhamento da evolução da temperatura e umidade. Como resultados preliminares observa-se que a palha de café oferece um processo de decomposição mais rápido e eficiente do que a serragem. Além disso, a palha de café mantém uma umidade favorável, já a serragem, necessitou de ajustes na umidade. Ao final, foi produzido um rico adubo orgânico, que será utilizado nos jardins da escola.