PSS - PROTÓTIPO SANTUÁRIO SONORO: Contribuição para a inclusão de pessoas com hipersensibilidade auditiva em escolas

2024-1829.jovemNo presente projeto será apresentada a ideia do PSS (Protótipo Santuário Sonoro), o qual, foi criado e desenvolvido com o objetivo de atender uma das principais necessidades no âmbito escolar de uma pessoa que sofre de hipersensibilidade auditiva, a inclusão. O protótipo será instalado nas salas da Escola para alertar quando o volume do som exceder o limite para pessoas hipersensíveis, incentivando uma comunicação mais sutil entre os presentes.
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Salvador/BA
Escola Sesi Djalma Pessoa
Ciências da Saúde
Pôster CientíficoRelatório

Palavras-chave

Arduino, inclusão, hipersensibilidade auditiva, sensor.

Resumo Científico

A hipersensibilidade auditiva é uma disfunção causada por uma modulação prejudicada no sistema nervoso central, que transforma as sensações captadas pelos nervos auditivos em um conjunto de informações brutas, sem significado e incômodas ao sujeito que possui essa disfunção. Associada, normalmente, ao Transtorno do Espectro Autista e ao Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, esta disfunção é um problema gravíssimo para o ensino-aprendizagem na escola. No Brasil, o número de crianças que frequentam as escolas e apresentam hipersensibilidade auditiva está em torno de 15% dos estudantes, e estes suportam som entre 40dB a 70dB. Contudo, nas medições feitas em nossa escola percebemos que os sons variam entre 74,08dB e 94,32dB o que seria insuportável para estudantes com hipersensibilidade auditiva. Assim, visando a inclusão de sujeitos neurodivergentes este projeto visou criar um aparato tecnológico de sensoriamento remoto do som durante as aulas, por meio da platafoma do Arduino e um módulo sensor de som KY-037, para contribuir com a educação dos sujeitos neurotípicos no processo de inclusão escolar. A ideia é que as salas sejam equipadas com sensores de som que irá monitorar o barulho e assim, alertar através de sinal luminoso quando o aparelho coletar valores de decibéis superior ao suportado por esses estudantes. O protótipo consta de 3 lâmpadas com cores diferentes, essas luzes indicativas atuam da seguinte forma: amarela, indicando a presença de um aluno com hiperssensibilidade auditiva na sala; vermelha, para quando o barulho da sala ultrapassar 70dB e o verde para quando o ambiente não apresentar altos valores de decibéis, ou seja, mostrando que o ambiente está favorável para o aprendizado desses estudantes. Espera-se que este aparato tecnológico contribua de forma significativa na inclusão de pessoas neurodivergentes e na educação dos sujeitos que precisam compreender a importância de incluir estas pessoas no ambiente escolar.