Teias da Diversidade: Conectando Culturas, Sabores e Saberes

2024-692.maisEste projeto não se limita apenas ao aprendizado acadêmico, mas busca também criar um ambiente de reflexão e transformação, onde a cultura indígena é celebrada e as práticas sustentáveis são incentivadas, contribuindo para um futuro mais inclusivo e sustentável.
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Betim/MG
Secretaria Municipal de Betim
Linguística, Letras e Artes
Pôster CientíficoRelatório

Palavras-chave

diversidade cultural, práticas pedagógicas interdisciplinares, Lei n.º 11.645/08.

Resumo Científico

Este projeto foi desenvolvido de forma interdisciplinar nos anos finais do ensino fundamental na Escola Municipal Lúcia Farage Freitas Gumiero, em Betim–MG, para explorar a diversidade cultural, pretendendo não apenas valorizar as diferentes expressões culturais, mas também entender como essas diversidades são fundamentais para entender a riqueza e a complexidade do mundo em que vivemos. O objetivo principal foi promover um ambiente educacional inclusivo, conectando as culturas presentes no Brasil por meio de sabores e saberes tradicionais, conforme a Lei n.º 11.645/08, que estabelece a obrigatoriedade do ensino sobre a história e a cultura afro-brasileira e indígenas nas escolas. Durante o desenvolvimento do projeto, foram realizadas atividades pedagógicas que integraram a gastronomia e os conhecimentos ancestrais das comunidades indígenas e afro-brasileiras. Essas atividades envolveram a criação de receitas, contação de histórias, trocas culturais e investigação sobre a importância dos saberes locais, permitindo que os alunos se conectassem de forma prática e significativa com as suas raízes ancestrais. Os resultados alcançados foram promissores, refletidos no engajamento ativo dos alunos e na valorização das histórias e tradições dos povos indígenas e afro-brasileiros. Observe-se um aumento significativo na conscientização dos estudantes sobre a diversidade cultural e a importância da pluralidade em suas identidades, ressaltando a importância de uma educação que não apenas reconheça, mas celebre a diversidade cultural. Ao promover diálogos interculturais e incluir saberes tradicionais nas práticas pedagógicas, é possível contribuir para a formação de cidadãos críticos e conscientes das culturas múltiplas que enriquecem a sociedade brasileira.