Literatura Infantil e Juvenil, Narrativas Literárias, Contação de Histórias, Diversidade.
O Projeto de Extensão e Pesquisa O CONTO QUE AS CAIXAS CONTAM tem por objetivo apresentar possibilidades e estratégias lúdicas para se trabalhar com as narrativas literárias na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir de “contações” e confecções de caixas de histórias. Está inserido no Programa Institucional de Apoio a Projetos de Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais - PAEx/UEMG, com atividades voltadas para a comunidade acadêmica e público externo. O referencial teórico mobilizado se fundamenta nos estudos de Brejo (2021), Cosson (2018) e Gregorin Filho (2009), com o intuito de demonstrar que a presença da literatura na escola é essencial para a formação literária dos(as) estudantes. A metodologia engloba: o estudo e a seleção das histórias; a produção de material didático, ou seja, a confecção das caixas para as narrativas e, finalmente, as “contações”. Para a construção das caixas são reutilizados diferentes materiais, ressaltando-se a responsabilidade social e a educação ambiental. Em 2024, estreia em seu repertório, “Ainda bem que tudo é diferente” uma história escrita por Fabio Gonçalves Ferreira e Janayna Alves Brejo. Nessa narrativa, o público conhece o Senhor Juca, o sábio bisavô do menino Pedro, que nos ensina o quanto é bonito e importante sermos diferentes uns dos outros. Após oito anos de caminhada, os resultados apontam que o Projeto contribui para a ampliação do conhecimento literário daqueles que vivenciam as “contações”, auxiliando ainda, na formação de novos(as) contadores(as) de histórias, graças à sua prática comprometida, instigante e divertida.