Conscientização Ambiental e Sustentabilidade na Escola: Reaproveitando o “Velho”, educando o “Novo”

2024-1723.jovemO projeto CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA: Reaproveitando o “velho”, educando o “novo” consistiu na implementação e otimização da compostagem em uma escola pública de nível Médio, para a reciclagem dos resíduos orgânicos da instituição e produção de adubo para o fomento de uma horta, além da exploração do tema para geração de conhecimento na educação ambiental e ensino de diferentes conteúdos da Base Comum Curricular e Itinerários Formativos.
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Cláudio/MG
Escola Estadual Quinto Alves Tolentino
Ciências Biológicas
Pôster CientíficoRelatório

Palavras-chave

Lixo orgânico,Compostagem,Educação Ambiental,Escola.

Resumo Científico

A sociedade moderna é marcada pelos avanços tecnológicos. Contudo, em meio a tamanho desenvolvimento, enfrentam-se também sérios problemas, dentre eles a produção exponencial de lixo. O seu gerenciamento adequado é de suma importância, sendo responsabilidade não só dos órgãos governamentais, mas da sociedade como um todo. Nesse escopo, surge a compostagem, como uma alternativa para a reciclagem de resíduos orgânicos, visando a produção de adubo e substrato para hortas e jardins, podendo ser implementada em empresas, residências e até mesmo escolas. Quando o assunto é sustentabilidade, é comum pensar em grandes ações com intuito de promover transformações significativas no meio ambiente. Entretanto, “pensar globalmente e agir localmente” poderá gerar um efeito positivo mais imediato. Mais de 60% do lixo gerado nas escolas é composto por resíduos orgânicos. Assim, o presente trabalho teve por objetivo a implementação e otimização do processo de compostagem em uma escola de nível Médio, para a reciclagem dos resíduos da instituição e produção de adubo para o fomento de uma horta, além da exploração do tema para geração de conhecimento na educação ambiental, Ciências Naturais e Geografia, no Ensino de Química, dentre outros. Após montagem e otimização dos sistemas de compostagem, a melhor condição foi: sistema de 3 baldes de margarina reciclados, com emprego de folhas como matéria seca, cascas e restos de vegetais, frutas e legumes não ácidos como matéria-prima, auxílio de minhocas africanas e californianas para aceleração do processo e tempo de compostagem de aproximadamente 3 meses. O húmus produzido foi empregado na horta, o resíduo orgânico líquido como fertilizante foliar e os conhecimentos adquiridos, aplicados no ensino dos diferentes conteúdos da Base Comum Curricular e Itinerários formativos, além do subsídio dos alunos participantes no que se diz respeito à pesquisa, escrita científica, produção e apresentação de trabalhos.