Ondas mecânicas, física, didático, dispositivo.
O presente projeto tem como objetivo desenvolver um dispositivo didático voltado para o ensino de ondas mecânicas no contexto da disciplina de física, visando melhorar a experiência de aprendizado no ambiente educacional. O trabalho surge a partir da observação das dificuldades enfrentadas pelos alunos do ensino médio em relação aos conteúdos de física, especialmente no que se refere às ondas mecânicas, um tema que frequentemente desafia os estudantes devido à falta de fundamentos matemáticos adequados e à complexidade na interpretação de conceitos abstratos. Diante desse cenário, a pesquisa segue uma abordagem qualitativa, onde será realizado um estudo abrangente do objeto em questão, considerando seu contexto e características, com o propósito de solucionar a problemática identificada. Esse estudo terá um caráter aplicado, voltado para a criação de uma solução prática, além de ser exploratório, buscando auxiliar na compreensão do problema, e explicativo, detalhando as motivações para o desenvolvimento do dispositivo didático. Os métodos científicos utilizados neste projeto consistem em uma combinação de pesquisa aplicada e bibliográfica, sendo essenciais as contribuições de autores como Kochan (2020) e Fiasca et al. (2021), cujas obras foram fundamentais para a implementação do dispositivo, proporcionando uma visão mais clara dos desafios enfrentados pelos estudantes na aprendizagem de ondas mecânicas. Ao longo do projeto, concluiu-se que a continuidade dos estudos é essencial, uma vez que o aprimoramento constante do dispositivo pode proporcionar ainda mais recursos e funções que melhorem o processo de ensino. A introdução de metodologias ativas de ensino é um dos caminhos que mais contribuem para o desenvolvimento dos alunos, pois promovem uma aprendizagem mais interativa, prática e significativa, aumentando o engajamento e facilitando a compreensão de temas complexos como a ondulatória.