Resíduos sólidos, Sustentabilidade, Educação ambiental; Gestão de resíduos.
O aumento populacional em áreas urbanas quando não acompanhado de planejamento e infraestrutura adequados, impacta o meio ambiente, especialmente pelo lixo e resíduos sólidos gerados. Analisar a percepção de estudantes e funcionárias em relação aos impactos do lixo na comunidade da Escola Estadual Alizon Themóter da Costa da cidade de Ribeirão das Neves (MG), constituiu o objetivo deste estudo. A pesquisa foi dividida em etapas, envolvendo revisão da literatura sobre o tema, observação ambiental, elaboração e aplicação de questionário, organização e análise dos dados. Os resultados evidenciaram a necessidade de campanhas de conscientização e políticas públicas mais eficazes para resolver o problema do lixo e resíduos sólidos na Escola. O projeto destacou a importância da gestão adequada de resíduos e educação ambiental. Entender os impactos ambientais e sociais advindos da disposição inadequada de resíduos sólidos em uma comunidade possibilita pensar e propor alternativas para mudar uma situação inapropriada, que contribui para queda da qualidade de vida das pessoas. A ideia de desenvolver um projeto relacionado à problemática ambiental dos resíduos sólidos surgiu a partir da observação dos ambientes escolares e do entorno da Escola Estadual Alizon Themóter da Costa ao se constatar a presença de muito lixo e resíduos sólidos. Ribeirão das Neves, cidade mineira onde está localizada a Escola Estadual Alizon Themóter Costa, possui uma população de aproximadamente 350 mil habitantes e enfrenta problemas de gestão de resíduos sólidos comuns em cidades de médio porte. A coleta seletiva ainda é limitada e muitos resíduos acabam em aterros sanitários sem tratamento adequado.