Alfabetização de Crianças com Transtorno de Défict de Atenção com Hiperatividade

2024-1683.jovemEste projeto visa explorar o uso de um site contendo atividades gamificadas como ferramenta de auxílio na alfabetização de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
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Taquara/RS
Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato
Linguística, Letras e Artes
Pôster CientíficoRelatório

Palavras-chave

TDAH, Educação

Resumo Científico

O tema principal é auxiliar as crianças que tenham Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade na fase de alfabetização, inicialmente em Taquara em escolas municipais. O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é uma condição neuropsiquiátrica cada vez mais prevalente em crianças em idade de alfabetização e muitas crianças hoje em dia sofrem com este transtorno, tanto em hiperatividade como movimentação excessiva no ambiente, como também a parte da atenção, como o foco e dificuldade em manter a atenção em atividades longas. A área das línguas é parte integrante de todo o currículo escolar. Ao compreender e estudar essas áreas, os alunos desenvolvem habilidades importantes como leitura, escrita, interpretação de textos e expressão oral. E por isso a possibilidade de criar um site que ajude-as com jogos interativos é uma opção viável e divertida para as mesmas. O modo de pesquisa do mesmo será quali-quanti, sendo assim pesquisas com o uso de um formulário para a coleta de dados que será disponibilizado para todas as faixas etárias. Juntamente com o tipo de abordagem de pesquisa que será exploratória visando adquirir conhecimento de como o TDAH age e está nas crianças da sociedade. O foco será no aprendizado com métodos de soletração, fônico, e também ajudar os alunos com os problemas pessoais que influenciam na vida escolar, como a inquietação, organização, entrega de tarefas no prazo, dificuldades na linguagem expressiva, entre outros. O objetivo do mesmo é criar um site que auxilie as crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade cujo o design geral e modo de criação será feito baseando-se nas pesquisas realizadas, e nas opiniões coletadas de especialistas como por exemplo psicólogos, psiquiatras e professores.