Educação integral, ciência e tecnologia.
A Lei De Diretrizes E Bases Da Educação Nacional destaca a importância da educação escolar na formação dos cidadãos para o trabalho e a prática social. A educação financeira nas escolas ensina os estudantes a lidarem com dinheiro de forma consciente, considerando aspectos culturais e sociais. Na escola João Bento de Paiva, em Itapissuma, um município conhecido por sua culinária e paisagens naturais, foi desenvolvido o jogo de tabuleiro "Fortunas Da Terra". O objetivo do estudo é criar um jogo que integre tradições locais, educação financeira, nutricional e algumas ciências em geral, abrangendo todas as faixas etárias, especialmente alunos de escolas do município. A metodologia incluiu comunicação constante do grupo, aplicação de questionários, artigos científicos e pesquisa de campo com visitas a pontos culturais da região. Os alunos jogaram o jogo "Piquenique" para entender conceitos de educação financeira e sustentabilidade. Como resultado, foi criado um jogo que combina conhecimentos financeiros e culturais da cidade, promovendo decisões conscientes e valorização ambiental. O nome "fortunas da terra" reflete uma combinação de riqueza financeira e cultural que os jogadores irão explorar ao longo do jogo. "Fortunas" sugere a acumulação de riquezas, enquanto "Terra" faz referência às raízes culturais e tradições locais de Itapissuma. Os participantes devem administrar seus recursos financeiros ao mesmo tempo em que se engajam e aprendem sobre a rica herança cultural da região.