LGBTQIAP+; Sexualidade; Série; Inclusão; Educação
O artigo investiga o impacto da série "The Owl House" na abordagem das identidades e manifestações não normativas no ambiente escolar. Reconhece a importância da inclusão, que vai além de políticas, envolvendo toda a comunidade escolar. Destaca o papel dos educadores na criação de um ambiente seguro e empático. A análise revela que a inclusão requer transformação cultural e estrutural, desafiando práticas e normas tradicionais que perpetuam exclusão e discriminação. A série, através de sua representação diversificada, emerge como um catalisador para quebrar o silêncio diante das manifestações que desafiam as normas sociais. A diversidade de personagens permite identificação e transmite mensagens positivas, influenciando crianças e adolescentes a aceitar a si mesmos e aos outros. A narrativa equilibrada de "The Owl House," mesclando elementos de fantasia e aventura, cativa diversas faixas etárias, tornando-se um recurso valioso para promover discussões e reflexões sobre inclusão e identidade. A série espelha a realidade de jovens LGBTQIAP+ que enfrentam desafios semelhantes aos personagens. A análise do autor Miskolci contribui para o entendimento das dinâmicas escolares em relação à sexualidade e identidade, ressaltando a necessidade de repensar práticas tradicionais. Finalmente, o estudo salienta a importância de proporcionar espaço para discussões sobre identidade e sexualidade nas escolas, a fim de criar um ambiente acolhedor e seguro para todos os estudantes. Em síntese, o artigo ressalta que obras de entretenimento como "The Owl House" desempenham um papel vital no estímulo ao diálogo, no desafio das normas sociais e na promoção da inclusão e aceitação.