Ecologia, Sustentabilidade, Poluição do Ar.
A partir das questões ambientais apresentadas em nossa comunidade de aprendizagens (Pacheco, 2020), um grupo de estudantes se dedicou a estudar sobre poluição do ar. Especificamente, enquanto as crianças se apropriavam dos procedimentos, descrições de experimentações sobre a emissão de poluentes fotossíntese, por meio de nossas interlocuções foi possível deslocar suas enunciações e linguagens. Por meio de diálogos despertados por investigações sobre queimadas e a poluição das emissões de gases das indústrias. Foram realizado um tutorial, vídeos e maquetes com o objetivo das crianças apresentarem suas contribuições, conhecimentos, hipóteses e exemplificações sobre o tema de estudo. A sobrevivência e a sustentabilidade do planeta foi o ponto mais relevante do estudo de modo a convidar para reflexões sobre os problemas ambientais do mundo atual. Observamos que os desafios da convivência na construção de círculos e rodas de conversas, uma vez enfrentados, permitiram que os sujeitos das comunidades escolares, pudesse desenvolver uma atitude participativa e comunicativa com o conhecimento. Esse ganho somente pode ser verificado por meio de um pequeno deslocamento de uma compreensão instrucionista para uma outra que se relacione com a construção do conhecimento e sua comunicação. Como próximos passos realizaremos interlocuções com o curta-metragem “O homem que plantava árvores” e a animação "Wall-E" com os quais procuraremos aproximar as conceituações científicas da sustentabilidade a atitudes de conscientização ecológica. Esse deslocamento realizado com as crianças entre ciência, pesquisa poderá se beneficiar da linguagem do cinema. Outra iniciativa será a apresentação dessas temáticas em feiras nacionais e internacionais.