Meios tecnológicos, aprendizagem, melhorias no ensino.
O presente projeto científico visa falar sobre a tecnologia no ambiente escolar, bem como a influência que a mesma gera no cotidiano dos jovens estudantes, sem que isso prejudique o rendimento escolar dos mesmos. Entendendo também, a maneira em que os professores estão inseridos neste meio tecnológico, identificando suas experiências e dificuldades. Desse modo, achou-se necessário identificar as influências da tecnologia no ambiente escolar, na visão dos estudantes e professores. Para que isso fosse possível, foi realizada uma pesquisa de campo bibliográfica exploratória, em que foram realizados dois questionários quantitativos e qualitativos, sendo um direcionado aos alunos do Ensino Médio e Curso Normal, e o outro aos docentes do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Curso Normal. A pesquisa foi realizada com intuito de identificar suas opiniões sobre o uso da tecnologia em sala de aula, suas dificuldades e suas ideias para respectivas melhorias. A partir dos dados levantados, é possível identificar que os alunos possuem interesse em utilizar meios tecnológicos em sala de aula, como auxílio em seus estudos e pesquisas, assim como os professores, que acreditam na importância de aproveitar os meios tecnológicos disponíveis, mas que ainda, expressam encontrar dificuldades ao utilizá-los. Ambos grupos voluntários à pesquisa afirmaram que deveria haver uma melhoria nos aplicativos que conectam professor e aluno, como Classroom e Estudante-RS, para facilitar o envio de materiais, a entrega de trabalhos e a comunicação entre professores e alunos. Em vista disso, o atual projeto tem como próximo passo promover plataformas, seja sites, aplicativos ou até mesmo palestras, que possibilitem aos professores meios de obter informações relacionadas às plataformas digitais, tanto para o planejamento de suas aulas quanto para sua decência.